quinta-feira, 5 de março de 2015

[A minha Opinião] O Baloiço Vazio


Este romance inquietante veio parar à biblioteca do Manta de Histórias, graças à generosa oferta da autora Carla Lima.

Confesso que a capa sombria do livro e o seu título, despertaram-me a curiosidade. Neste caso, a sinopse do livro não é muito esclarecedora, e não nos dá pista alguma sobre o que vou encontrar nas suas páginas. É só apresentado um pequeno excerto do livro. Mas há uma frase do livro que me inquieta, "Porque antes estar morta do que viver assim."

Pela primeira vez, estou a ler um livro que não se deixa revelar na sinopse. Estou completamente às escuras e não sei o que vou encontrar. Mesmo depois de o ler, acho que ainda não o consegui digerir. É um livro que não nos deixa ficar indiferentes, inquieta-nos, questiona-nos. 

Ana é a personagem central deste romance. E que personagem! É uma mulher insegura, ciumenta, fragilizada, perdida em fantasmas. Pode dizer-se que vive constantemente assombrada com as inseguranças e traumas do passado. Porque foi uma criança que teve uma infância traumatizante, com a crítica e a baixa auto-estima sempre presente. Dizem que os primeiros anos de vida são os que nos constroem como pessoas. Pois Ana, na sua vida adulta é o reflexo da sua infância. Por isso é tão insegura, por isso age como uma louca, por isso quer morrer. 

Ao longo do livro a Carla Lima tece uma narrativa que me inquieta. Apresenta-me duas realidades paralelas da vida de Ana, uma real outra imaginária. Dei por mim confusa, sem saber em qual destas duas realidades acreditar. Mas tenho mesmo de acreditar em alguma? Para todos os efeitos estas duas Anas existem. Ambas lutam para se manter vivas e ao mesmo tempo, lutam para encontrar alguma paz na morte. 

A Carla tem uma escrita directa, crua, sem floreados. Mas desengana-se o leitor que pensa que não irá reagir as suas palavras. Elas desassossegam, questionam, emocionam. Depois de ler estas 83 páginas, Ana, Bruno e Silas, continuam presentes e continuo à procura de respostas. 

Espero ter-vos aguçado a curiosidade para lerem "O Baloiço Vazio". Quanto à Carla Lima, espero que nos traga novidades em breve. 

Boas leituras!

Sem comentários :

Enviar um comentário