terça-feira, 3 de março de 2015

[A minha Opinião] Sapatinhos de Chocolate


Estreei-me na escrita de Trisha Ashley com o fabuloso livro "Noite de Reis". (Opinião, aqui.) Depois da leitura desse livro fiquei fã da autora. Quando vi o novo livro, "Sapatinhos de Chocolate", sabia que o teria de ler. Ambos os livros saíram na altura de Natal e também os lí nessa quadra maravilhosa. As capas brilhantes dos dois livros, adequam-se maravilhosamente bem à época natalícia. São, sem dúvida, uma prenda perfeita. A Quinta Essência é insuperável nas suas capas. 

"Sapatinhos de Chocolate" levou-me novamente de viagem a uma pitoresca e pequena aldeia, Sticklepond, cenário perfeito para esta história. Um conto de fadas bem integrado na vida real. 

Tansy Poole, personagem principal deste romance, regressa à pequena aldeia da sua tia Nan, para recuperar de um desgosto de amor. A tia Nan é uma doce senhora, capaz de animar o destroçado coração da sua sobrinha. É no coração bondoso da sua tia Nan e da sua melhor amiga Bella, que Tansy irá encontrar o seu porto de abrigo e curar o seu coração.

Com a ruptura da sua relação com Justin, companheiro de longos anos, Tansy encontra um entusiasmo inesperado, na realização de um sonho antigo. Cinderella's Slippers, uma loja de sapatos singular. Com o incentivo da sua tia e melhor amiga, encontra a força e motivação necessária para tornar o seu sonho realidade. Cinderella's Slippers poderia, sem dúvida alguma, pertencer a um conto de fadas, de príncipes e princesas. 

Acompanho também, com carinho, a história de vida da tia Nan, uma mulher doce com uma vida amarga. De alguma forma, encontrou na sua sobrinha Tansy, a luz da sua vida. Uma mulher sábia que tem os melhores conselhos a dar a Tansy, mesmo quando não está com ela. 

Adorei também a relação amor/ódio entre Tansy e Ivo Hawksley, um actor que procura refúgio em Sticklepond, também ele, para fugir aos seus demónios. A má relação entre estas duas personagens, tem muito a oferecer ao leitor. Confesso que adorei os confrontos entre os dois. A forma como a relação se vai construindo é uma delicia. 

A vida familiar de Tansy também não poderia ser mais suculenta. Tem tantas peripécias e situações intoleráveis, que não lembra a ninguém. De alguma forma, no meio desta tormenta, Tansy prova que é uma pessoa forte e motivada. 

Trisha Ashley, traz-nos novamente personagens cativantes, que têm algo a dizer. O cenário escolhido não poderia ser mais adequado. Parece um local acolhedor e reconfortante, com uma certa aura de conto de fadas. Tudo isto se conjuga para que o leitor tenha uma leitura tranquila.

Este é sem dúvida um livro para ser lido em pleno inverno, enrolada numa manta, com um chocolate quente como companhia. Aviso feito na contracapa do livro: Ler com uma caixa de chocolates ao lado. Não o fiz mas quem puder fazê-lo aconselho, tem tudo a ver com a história. 

Não deixem de ler este livro reconfortante e esperançoso. No final ainda têm de bónus, umas receitas deliciosas da autora.

Boas leituras! 

2 comentários :