terça-feira, 10 de março de 2015

Fim de Fernanda Torres - Novidade Companhia das Letras


Edição/reimpressão: 2015
Páginas: 192
Editor: Companhia das Letras
ISBN: 9789898775313
PVP: 15,30€
Disponível a partir de 18-03-2015

Sinopse
Cinco amigos cariocas, velhos, vêem o fim aproximar-se a passos largos. Quase a cortar a meta da vida, recordam paixões e traições antigas, cobardias e vergonhas, manias e inibições. No Rio de Janeiro dos anos 60, onde se conheceram, uniu-os a folia, as festas de álcool, mulheres e droga. Pelo meio, aconteceu a vida: casamentos, separações, filhos, contas por pagar, sonhos por cumprir. Além de um passado de excessos e de um presente de frustrações, pouco têm em comum. Álvaro vive sozinho, passa o tempo de médico em médico e não suporta a ex-mulher. Sílvio é um drogado que não larga os vícios nem na velhice. Ribeiro é um rabo-de-saia atlético que ganhou nova vida ao descobrir o Viagra. Neto é o chato da turma, marido fiel até ao último dia. E Ciro, o Don Juan invejado por todos — mas o primeiro a cair.  À volta destes cavaleiros cariocas, movem-se as mulheres — esposas, amantes, filhas e mães — amargas, neuróticas, ternurentas, sedutoras, enganadas e resignadas.
Juntos compõem um mosaico do Rio de antes e de agora.  Há graça, sexo, sol e praia nas páginas de Fim., mas também há melancolia. Fernanda Torres, premiada actriz, estreia-se nas letras com um romance fora de série: sagaz, viril, profundo, cru, pleno de humor e vitalidade. Um livro que vai e vem como a vida e a morte: sem desculpas.


FERNANDA TORRES nasceu no Rio de Janeiro, em 1965. Filha dos Torres e Fernanda Montenegro, estreou-se nos palcos em 1978, com Um Tango Argentino. 
Desde então, entre peças de teatro, telenovelas e filmes, Fernanda conquistou o mundo artístico com um talento inato e uma versatilidade ímpar. As suas prestações em Os Normais, série de culto no Brasil, e no monólogo A Casa dos Budas Ditosos, de João Ubaldo Ribeiro, marcaram uma geração. Recebeu vários prémios para melhor actriz ao longo dos anos, entre os quais o do Festival de Cannes. Além de actriz,  Fernanda Torres é também colunista na Folha de S. Paulo, na Veja Rio e na revista literária piauí.  O livro Fim assinala a sua estreia literária.

Sem comentários :

Enviar um comentário