quinta-feira, 19 de março de 2015

[A minha Opinião] A Minha Casa É Onde Está O Coração


Há muito que ansiava ler um livro de Toni Morrison e com este "A Nossa Casa É Onde Está O Coração, realizei a minha intenção. Confesso que me deixei conquistar pela capa e pelo apelativo título do livro. Mesmo antes de o ler já imaginava possíveis histórias para o livro. 

Este livro é uma viagem emotiva e profunda ao intimo de um homem, Frank. O retrato que me é passado, através de palavras certeiras e sábias, é de um homem profundamente marcado pela guerra, marcado pela família, marcado pela sua infância, marcado pelos seus fantasmas. Um homem que busca tranquilidade de alma, de espírito e que irá encontra-la no lugar que menos esperava.   

Pela sua própria voz, Frank levou-me por uma viagem até uma América, profundamente marcada pela segregação racial, onde pessoas se batem todos os dias, pelo seu direito a estar e a ser elementos respeitados de uma sociedade. Infelizmente, ainda hoje e muitos anos passados, a realidade não é perfeita. Actualmente ainda se vê muitas noticias de conflitos raciais, no liberal país americano.

Toni Morrison oferece-nos um romance com poucas personagens, mas que deixam a sua marca, por variadas razões. Umas pela sua coragem, outras pela sua ruindade, outras pela sua verdade, mais mais importante ainda, pelo amor que sentem. Frank e Cee, serão sempre personagens marcantes, pelo amor de irmãos que os une e que os salva. 

Foi uma leitura que fiz sem dar pelo tempo passar. É sinal que estava envolvida na história e na escrita inquietante de Toni Morrison. Precisamos ler mais livros como este. Livros que nos fazem reflectir e que nos demonstram o real sentido da vida. 

Depois desta descoberta, irei querer ler mais livros da autora. As suas histórias ficam connosco muito depois do livro fechado. 

Boas leituras! 

1 comentário :

  1. Olá :)

    Já tinha ficado curiosa quando vi este livro a ser divulgado! Mas agora depois de ler a tua opinião acho que tenho mesmo de o ler! :)

    Beijinhos,
    Rosana

    ResponderEliminar