quarta-feira, 22 de julho de 2020

Balanço de leituras do primeiro semestre 2020

Balanço de leituras do primeiro semestre 2020

Olá leitores!

Hoje venho trazer-vos o balanço das minhas leituras do primeiro semestre do ano 2020. Nos primeiros seis meses consegui ler um total de 33 livros. Podia ter corrido melhor, sei disso. Mas fico muito satisfeita com este número de leituras para este período do ano. 

Todas estas trinta e três leituras foram feitas com o intuito de ir picando as categorias de diversos desafios literários que estão em vigor no blogue. O Desafio de Leitura 2020, é o que mais categorias consegui preencher. O Lê Português é que está mais prejudicado. Terei de ler muitos mais autores portugueses no segundo semestre do ano. Além destes dois desafios anuais, ainda estiveram em vigor o Ler com Elas, que decorreu durante o mês de Março. E a Escapadela Literária, que se iniciou em Maio e termina agora no final do mês. Tudo desafios que ajudam a ir variando nas leituras. 

Quanto ao desafio no Goodreads, propus-me a ler este ano 37 livros. Ou seja, este mês devo conseguir atingir o objectivo anual. Coloco sempre estes números um pouco mais baixos para ser realista. Já coloquei metas demasiado ambiciosas e não consegui cumprir. 

Os livros que estão na foto acima, são os que considerei as melhores leituras de cada mês. 

A Morte do Papa, de Nuno Nepomuceno (Janeiro)
A Educação de Eleanor, de Gail Honeyman (Fevereiro)
A Rede de Alice, de Kate Quinn (Março)
Verity, de Colleen Hoover (Abril)
No Escuro, de Cara Hunter (Maio)
A Grande Solidão, de Kristin Hannah (Junho)

O que dizer destes livros? Todos marcantes à sua maneira. 

Não é segredo para ninguém que sou mega fã do Nuno Nepomuceno. Como tal, a leitura de A morte do papa era mais que obrigatória. Mais uma vez, o Nuno não me desiludiu. Continua a trazer-me livros viciantes, com histórias muito bem pensadas, e é sempre notório todo o trabalho de pesquisa feito pelo autor. Toda a série do professor Catalão está fantástica. 🌟🌟🌟🌟 (4,5)

A educação de Eleanor, foi uma leitura que me deu luta ao início. Não estava a conseguir entrar na história, a personagem principal, apesar de singular não me estava a cativar, mas não desisti. Sabem aquela célebre frase "Primeiro estranha-se, depois entranha-se". Pois bem, foi o que aconteceu com este livro. Aborda temáticas bastante sensíveis e sempre actuais, como a solidão, a depressão, os maus tratos familiares. 🌟🌟🌟🌟 (4)

A Rede de Alice é um livro fenomenal. Aqui as mulheres são as protagonistas. E que mulheres corajosas! Este livro aborda o papel que as mulheres desempenharam durante a primeira e a segunda guerra mundial. As mulheres sempre vistas como mais frágeis são enaltecidas neste romance. Têm um peso brutal na guerra. As mais destemidas são chamadas a desempenhar o papel de espias. É um livro imperdível e inspirador. 🌟🌟🌟🌟🌟 (5)

Outra autora de que sou super fã é da Colleen Hoover e o livro Verity sai completamente fora do que a autora me habituou. A maioria dos seus livros são romances ou jovem adulto. Este thriller surpreendeu-me e de que maneira. A forma como toda a história foi pensada e as personagens que foram criadas, é fantástico. Este livro deu que pensar e foi um vício de inicio ao fim. Só o final... ai, ai. 🌟🌟🌟🌟 (4,5)

No escuro, foi mais um thriller de tirar o fôlego. Gostei muito mais deste segundo livro da autora Cara Hunter, que do primeiro, Perto de casa. Construí tantas teorias sobre as personagens e sobre a história, que não se vieram a confirmar. E é disto que adoro nos thrillers, que me surpreendam. Este sem dúvida que me deixou agarrada de início ao fim. Brutal! 🌟🌟🌟🌟🌟 (5)

Por último mas não menos importante, A grande solidão. Este é já o segundo livro que leio da autora e cada vez mais fico fã. Fiquei agradavelmente surpreendida quando li O Rouxinol, mas esta solidão no grande Alasca é qualquer coisa de tocante. É sem dúvida uma viagem emocionante. É daqueles livros que ficam connosco muito depois de serem lidas as últimas páginas. Se ainda não leram, por favor façam-no. É maravilhoso! 🌟🌟🌟🌟🌟 (5)

E assim termino, com chave de ouro, este meu balanço de leituras do primeiro semestre de 2020. 
Espero que as leituras vos estejam a correr bem, assim como os desafios a que se propuseram. 
Contem-me como vos correu a primeira metade do ano em leituras. Fico à espera do vosso feedback. 
Boas leituras! 

2 comentários :

  1. Olá Isabel!
    Neste primeiro semestre já li 37 livros e estou a terminar um de poesia. Integreio-os quase todos nos desafios literários:
    14 - Desafio Anual;
    6 - Lê Português;
    5 - Ler com Elas;
    11 - Escapadela Literária;
    1 - Pelo prazer de ler...

    Destes 37 livros, 14 são de autores portugueses; 5 são lusófonos e os restantes são de autores estrangeiros. Este ano estou a ler menos auutores portugueses. Vou ter de recuperar...
    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  2. Eu até tenho vergonha de dizer que no primeiro semestre vou apenas no meu quinto livro. Vou ter de melhorar bastante! 😅😅

    ResponderEliminar