segunda-feira, 6 de julho de 2020

[A minha Opinião] Teatro de Fantoches


Teatro de Fantoches M. W. Craven

Teatro de fantoches, de M. W. Craven, foi publicado pela Topseller, em Fevereiro de 2020. Ficou logo na minha retina. A sinopse é daquelas que aguça logo a curiosidade do leitor. Vinha muito bem referenciado, com vários prémios: Prémio CWA Gold Dagger, O Melhor Policial do Ano, O Livro-sensação do Ano. No Goodreads e na Amazon, aparece muito bem cotado pelos leitores. Tudo isto são logo incentivos extra à leitura. No meu caso, também motivo para não ir com demasiadas expectativas. Já me aconteceu desiludir-me com livros bem cotados.

A leitura deste livro foi inesperada. Não contava lê-lo em breve. Foi o livro escolhido para leitura conjunta do mês de Julho, do Clube de Leitura Manta de Histórias. Posso desde já dizer que foi uma escolha fantástica.  

Estava um pouco receosa da leitura, confesso. Sou uma leitora sensível e como tal, deixo-me impressionar com passagem mais gráficas, cruas, macabras. Quando vi que se tratava de um assassino que queimava pessoas ainda vivas, o receio aumentou. A leitores como eu, o que vos posso dizer é que, em todo o livro, só existem duas passagem que são um pouco mais gráficas. Essas passagens podem embrulhar-vos um pouco o estômago. Não se deixem assustar. Este leve incomodo é logo esquecido pelas cativantes personagens e pela narrativa. Caso não passe, bebam um chá, mas não de alcaçuz.

Teatro de Fantoches é o primeiro livro da série Washington Poe. Como já devem calcular, é o nome do inspector que investiga esta série de assassinos. Se o primeiro livro da série já é fenomenal, mal posso esperar pelos próximos. Pelo que investiguei no Goodreads já são quatro os livros lançados pelo autor. Temos muito que ler!

M. W. Craven foi brilhante na maneira como construiu esta história. Manteve-me sempre agarrada à leitura, ora com novas pistas que vai lançando, ora com a interacção entre as personagens principais do livro. Washington Poe e Tilly Bradshaw são uma dupla improvável mas com imenso potencial. Estas duas personagens não podiam ser mais o oposto uma da outra. Mas é nessa diferença que está a força da dupla. Poe tem sede de justiça e nunca deixa de persegui-la, mesmo que com isso sofra as consequências. Tilly é super inteligente, das melhores analistas, não há nada que ela não consiga descobrir. É fantástico acompanhar o crescimento da relação de amizade entre eles dois. O Poe e a Tilly que conheço no início da leitura, já não são os mesmo no fim. Nisso o autor fez um excelente trabalho de construção das personagens. 

Tilly Bradshaw é sem dúvida a grande personagem deste livro. Ela traz o inesperado. Nunca sabemos o que lhe vai na cabeça e nunca se adivinha o que irá dizer. A sua inadaptabilidade social em conjunto com a sua ingenuidade, foram responsáveis por me arrancar as melhores gargalhadas durante a leitura. Fantástica! 

Quanto desfecho do livro, o autor surpreendeu. Surpreendeu na revelação do assassino, que foi inesperado. Por mais peças e pistas que juntasse, nunca teria suspeitado. E gosto disso nos thrillers e policiais, que não sejam previsíveis, que me surpreendam. Tem também muitas questões que não foram respondidas e algumas suspeitas que não foram confirmadas. Espero que nos próximos livros da série o autor responda a todas estas dúvidas. 

O ponto menos a favor, que não diz respeito à história mas sim à edição. Fiz a leitura em formato ebook, e dei-me conta, por diversas vezes de "situaçõescomoesta" A falta de espaços entre palavras, o que corta logo a fluidez da leitura. Será algo a rever pela Topseller nas futuras edições.  

Para concluir, que já me estou a estender, espero que a Topseller publique muito em breve o segundo livro da série. Fiquei com imensa vontade de ler o próximo livro. Se demorar muito a sair em português, sou bem capaz de comprar o livro em inglês. 

Leitura mais que recomendada. LEIAM É FANTÁSTICO!

🌟🌟🌟🌟🌟

Sem comentários :

Enviar um comentário