sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

[A minha Opinião] A Morte do Papa

A Morte do Papa


Já não é segredo para ninguém que sou, super, hiper, mega fã do trabalho do Nuno Nepomuceno. Sou sua fiel leitora desde o lançamento de "O espião português". É com enorme carinho e satisfação que tenho acompanhado o percurso do Nuno, todos estes anos. 

Quando o Nuno anunciou novo livro para 2020, dei pulos de alegria. Quando soube que era mais um livro com o charmoso professor Catalão, ainda mais animada fiquei. O professor Catalão já faz parte do leque de personagens que  muito estimo. 

Para quem não sabe, este livro é baseado em factos reais, mais precisamente, pelo mistério em torno da morte de João Paulo I. Este e mais uns quantos acontecimentos reais, serviram de inspiração à história deste livro. 

Como sempre, o Nuno Nepomuceno faz-nos viajar por diversas capitais europeias, não centrando a acção do livro somente em Lisboa. Confesso que gosto deste pormenor. Futuramente, quem sabe, não faça o roteiro das histórias do Nuno Nepomuceno. Olha que bela ideia! Quem está comigo?

Como disse anteriormente, voltamos a encontrar o professor Catalão, já nosso conhecido dos livros "A Célula Adormecida", "Pecados Santos", "A Última Ceia". Volta a ver-se envolvido em acontecimentos trágicos, desta feita dentro do coração da igreja católica. Diana, a sua mulher, está a fazer uma investigação sobre um pirata informático e acaba por arrastá-lo. A partir daí, a história caminha sempre para um crescendo de acontecimentos. 

O Nuno Nepomuceno é um mestre a criar enredos que nos prendem. Há sempre novos factos, reviravoltas, surpresas inesperadas, assuntos sensíveis, outros chocantes, para agarrar o leitor à leitura. A Morte do Papa voltou a surpreender-me e de que maneira! 

Quem futuramente ler o livro, vá preparado para tudo. O Nuno aborda neste livro temas bastante sensíveis, que serão capazes de chocar leitores mais sensíveis, ou melhor dizendo, leitores mais crentes. Faz sempre estas abordagens de maneira sensível e consciente. A mim não me chocam, porque grande parte destes temas são actuais e bastante controversos. Dou os meus parabéns ao Nuno, por ter coragem de os abordar e de uma forma bastante inteligente. 

O que posso apontar de menos bom é que, fiz a leitura demasiado rápido. Devia tê-la arrastado. Agora como é que vou sobreviver até ao próximo livro? Sempre posso aproveitar e ler os livros secretos de Adam Immanuel, Dor, Ira e Raiva. E vocês agora devem estar-se a perguntar - mas do que é que ela está a falar? Passem pelo site da Cultura Editora ou do Nuno Nepomuceno para saberem mais. 

Uma pergunta fica no ar, depois desta leitura. Terá este livro uma continuação? Ficaram muitas perguntas por responder sobre um tal escritor, de seu nome Adam Immanuel. 

Obrigada à Cultura Editora e ao Nuno Nepomuceno pelo privilégio de ler, o exemplar de avanço deste livro.

Acho que já adivinham o que vos vou dizer: LEIAM ESTE LIVRO. MAIS QUE RECOMENDADO. 

Boas leituras! 
4,5
🌟🌟🌟🌟

2 comentários :

  1. Não sei como é que chego a 2020 sem nunca ter lido nada do Nuno Nepomuceno! Estava quase certa de que me iam oferecer o "A Célula Adormecida" no Natal mas falhei redondamente! Que tristeza :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mariana, o livro "A Célula Adormecida" anda esgotado. Talvez por isso não estava no sapatinho no Natal. A boa notícia é que em Maio será reeditado. Será em 2020 que te estreias com Nuno Nepomuceno. Boas leituras!

      Eliminar