terça-feira, 17 de março de 2015

[A minha Opinião] O Alvo


"Metade das coisas que as pessoas sentem são irracionais. Não faz com que seja mais fácil lidar com elas. De facto, torna ainda mais difícil porque a lógica não se aplica. É uma das desvantagens de sermos apenas humanos."

Este foi o primeiríssimo livro que li de David Baldacci. Confesso que já tinha saudades de ler um thriller e o autor fez jus à fama de excelente contador de histórias.

Fiquei logo curiosa com este livro, pela referência na sinopse a uma conspiração em torno da Coreia do Norte. O pouco que oiço falar deste país é o que sai de vez em quando nas noticias. Conhecido por ser um país fechado, que controla excessivamente os seus cidadãos, com uma ditadura cruel e que preza pouco os direitos humanos.   

Esta é de facto uma conspiração digna de um filme de espiões. Will Robie e Jessica Reel são os espiões de serviço, o pau para toda a obra, os primeiros da linha quando o perigo espreita e quando se pensa no impossível. Adorei esta dupla! A cumplicidade entre eles é fabulosa e a química perfeita. O autor soube muito bem criar dois espiões credíveis, cientes das suas limitações, que conhecem o seu poder mas também as suas fraquezas, sensíveis ao que os rodeia, humanos e nada armados em super-heróis. 

A conspiração criada por Baldacci é fabulosa e verosímil. No mundo actual, que está constantemente sob tensão, onde os conflitos espreitam a toda a hora, esta história seria possível de acontecer. A ficção parece quase real. Mas para bem de todos nós, ainda bem que é só um excelente livro de ficção e conspiração. 

O que mais gostei no livro: as descrições do autor sobre uma Coreia do Norte que desconhecia. Como vivem em sociedade, como milhões morrem à fome, como são escravizados em campos de trabalhos forçados, como veneram o seu líder supremo, como desconhecem o mundo para lá das fronteiras da Coreia do Norte. É uma realidade cruel. 

Chung-Cha é a personagem coreana que mais nos revela o que é viver naquele país e o que é viver num campo de trabalhos forçados. Uma menina que teve de matar para se salvar. Uma menina que se transformou numa mulher implacável e vazia. Uma mulher que nunca conheceu o amor mas sim a dor. Uma mulher que nos surpreende pela decisão arriscada que toma e pelo acto de carinho que leva até às últimas consequências.   

É sem dúvida um thriller que me deixou agarrada à histórias, aos personagens e ao solo coreano. As surpresas são muitas ao longo da narrativa, umas que consegui adivinhar e outras que surpreenderam. Posso dizer que fiquei fã do autor e, sem dúvida que irei querer ler os livros anteriores. Vou querer conhecer melhor a história de Robie e Reel.

Se é uma boa conspiração que procuram, Baldacci oferece de bandeja este fabuloso alvo. 

Boas leituras! 

1 comentário :

  1. Boas,

    devo dizer que só agora comecei a ler o livro e que, para mim também, é o primeiro livro que leio deste autor.

    A estória para já est´
    a a ficar interessante e os personagens começam já a parecer muito "James Bond" (o que para mim é bom). Contudo estou um pouco desiludido com a tradução do livro que, não fosse eu saber melhor, quase parece que usaram um tradutor da internet.
    Se é muito relevante? provavelmente não, mas confesso que a mim que incomoda um pouco.

    Assim, gostaria saber qual a sua/ vossa opinião sobre esta temática (qualidade da tradução).

    Cumprimentos,
    PSantiago

    ResponderEliminar