domingo, 12 de junho de 2022

[A minha Opinião] Os Quatro Ventos


Os Quatro Ventos é o quarto livro que leio da autora e todas as leituras foram leituras conjuntas no clube de leitura Manta de Histórias. Esta foi a nossa 40ª leitura, e que leitura!

Por onde hei-de começar? Nem sei! Kristin Hannah tem este poder de nos deixar sem palavras. Tinha expectativas altas para esta leitura, que foram largamente ultrapassadas. 

Todos nós, em alguma altura do nosso percurso escolar, ou de vida, ouvimos falar da Grande Depressão, que levou muitos à miséria e ao desemprego. O que eu desconhecia é que na mesma época, o Dust Bowl ou melhor dizendo, as tempestades de pó, mandaram igualmente muitos americanos para a miséria.  Para agravar a situação já de si desesperante, atravessaram períodos de seca extrema. É neste cenário devastador que se passa grande parte da narrativa. As descrições da autora sobre a seca e as tempestades de pó foram tão reais, que me senti muitas vezes, coberta de pó, a morrer de calor e com dificuldades em respirar. A autora transporta-nos de forma mágica e também cruel para uma realidade negra e desesperante. 

Acompanhamos o percurso de vida de Elsa Martinelli, personagem principal desta história, e que personagem! É impossível não se deixar inspirar pela história de luta desta personagem e pela vida cheia de espinhos que teve. Mas não há rosas sem espinhos, e Elsa encontrou as suas rosas nos seus filhos, Loreda e Ant e nos seus sogros Tony e Rose. A vida também lhe soube trazer a amizade sincera de Jean e uma paixão inesperada (não direi nomes para não estragar a surpresa), que a fez sentir viva e amada. 

Já não lia um livro tão duro como este, faz tempo. Os murros no estômago e as advertências que devemos estar gratos pela vida que temos, são uma constante durante a narrativa. Estas personagens são uma inspiração, principalmente a Elsa Martinelli, uma guerreira, lutadora, trabalhadora, resiliente, corajosa (apesar de achar que não), uma mãe leoa.  

As páginas foram passando e a minha esperança foi crescendo para que a família Martinelli,  o Clube dos Exploradores, como se apelidavam, tivesse o seu final feliz. 

Esta não foi uma leitura nada fácil de fazer, e no entanto as páginas foram sendo lidas sem eu dar por elas. As emoções sempre à flor da pele. Portanto, aconselho aos mais sensíveis, que prepararem um stock de lenços, vão ser precisos. Quem avisa amiga é.  

Não sei mais o que vos dizer sobre este livro. Acho que todas as palavras que encontrar serão poucas para vos dizer o quanto adorei este livro. Bem sei que ainda não li muitos livros este ano, mas arrisco a dizer que este será a melhor leitura do ano. 

Se já adquiriram este livro e o têm nas vossas estantes, façam desta leitura prioridade. Se ainda não o têm, por favor, adquiram o livro o quanto antes e leiam. Leiam e depois digam-me se vos fiz uma boa recomendação (sei que estou a fazer). 

Só para terminar, deixo-vos com uma das grandes mensagens deste livro: "O amor é aquilo que fica."

Boas leituras! 

Citações a guardar: 

"(…) só era possível viver sem amor se nunca se tivesse conhecido o amor.”

"Mães e filhas. Salvamo-nos umas às outras, sì?."

"Até àquele momento, Elsa nunca soubera a diferença que um amigo poderia fazer. Como uma pessoa nos poderia animar o suficiente para nos manter de pé."

"A sobrevivência exigia coragem, persistência e esforço. Era muito fácil desistir. Por mais medo que tivesse, todos os dias tinha de ensinar os filhos a sobreviver"

 "Eu digo que as pessoas que ficam presas ao passado perdem a oportunidade de ter um futuro."

"Ele dizia-me que a coragem é uma mentira. Não passava de medo que se ignora."

"Preferia procurar o amor e falhar do que nunca procurar. 

"Não era o medo que era importante na vida. Eram as escolhas que se fazem quando se tem medo. Somos corajosos por causa do medo, não apesar dele. 

🌟🌟🌟🌟🌟

Sem comentários :

Enviar um comentário