segunda-feira, 30 de março de 2015

[A minha Opinião] O Tigre


Primeiro tenho de dar os parabéns à Editorial Presença por esta capa magnífica. Sem dúvida que apela à leitura do livro. 

Para quem ama a natureza, tem interesse pela vida animal, curiosidade em relação à relação de convivência entre homem/tigre, quer saber mais sobre a sobrevivência de espécies protegidas e aprender mais sobre uma das regiões mais inóspitas do planeta, este é o livro certo. 

John Vaillant, nesta obra de não-ficção, oferece ao leitor descrições impressionantes da floresta de Primorye, na Sibéria, um dos lugares mais inóspitos no Extremo Oriente da Rússia. Além de cenários impressionantes, acompanhei a história arrepiante de Yuri Trush, chefe da brigada da unidade de Inspeção de Tigres. Estas brigadas existem para protegerem os tigres siberianos, mais precisamente o tigre amur. 

Durante esta narrativa vou conhecendo melhor o ambiente que rodeia a equipa de Trush, todas as pessoas e grupos que vêm com maus olhos o trabalho desta brigada, os perigos que se escondem naquela densa floresta, mas também as riquezas naturais que só ali existem e que maravilham qualquer amante da natureza. 

Esta história fica arrepiante quando começam a haver ataques violentos e bastante sangrentos a vários homens, por parte do tigre amur. Estes ataques são estranhos visto serem de carácter vingativo. Mas o que estará a levar este grande felino a agir de forma tão mortal? Fica a curiosidade no ar. Eu desde o início da leitura tive as minhas suspeitas, mas não as vou revelar. 

São estes ataques violentos que levam a equipa de Trush a correr um grande perigo, mas têm de descobrir o tigre e o motivo que o leva a atacar humanos.

O autor partilha connosco fotografias e entrevistas com as pessoas envolvidas neste assombroso relato. Partilha também preocupações relativas à protecção deste majestoso animal que é o tigre. Estes animais estão sempre em constante perigo. A qualquer hora podem ser abatidos, por desporto, por vingança, por dinheiro, para fins medicinais, etc. O tigre é uma relíquia e deve ser-lhe permitido viver livremente e em segurança. É de louvar o trabalho de tantos homens que todos os dias lutam para que esta espécie não desapareça do mundo, e que a relação entre homens e tigres seja de mútuo respeito. 

Este livro é, sem dúvida, um livro aberto e sincero sobre um dos animais mais carismáticos do nosso planeta, um animal majestoso que impõe respeito. É também um louvor aos homens corajosos que todos os dias arriscam a vida para protegerem este grande animal.

Espero ter convencido todos os amantes da natureza a lerem este impressionante relato. 

Boas leituras!     

2 comentários :

  1. Esse livro deve ser bastante interessante embora que com os ataques deva ser triste também.
    Deve ser um livro muito rico com as fotografias e tudo! :)
    Beijinhos
    Sarinha,
    www.noconfortodaminhacozinha.com

    ResponderEliminar