quarta-feira, 21 de outubro de 2020

[A minha Opinião] Um erro inocente

[A minha Opinião] Um erro inocente

Não é segredo para ninguém que Dorothy Koomson é uma das minhas escritoras favoritas. Já estava com saudades de regressar à sua escrita e às suas histórias. Esta leitura foi feita em conjunto com mais uma série de leitoras, no Clube de Leitura Manta de Histórias

Em relação às capas dos livros da autora sempre disse para não se deixarem iludir pela aparência fofinha das mesmas. O conteúdo dos seus livros é tudo menos fofinho. A autora aborda nas suas histórias temas sensíveis, controversos e actuais. Este livro não foi excepção. 

Um Erro Inocente é narrado alternadamente por duas personagens, Poppy Carlisle e Serena Gorringe. Duas meninas que cometem o erro inocente de se apaixonar por um professor. Esse erro que cometem ainda em crianças, irá persegui-las até à idade adulta. A narrativa decorre então entre o passado e o presente destas duas personagens. Estes avanços e retrocessos no tempo possibilitam a que eu, enquanto leitora, compreenda estas personagens nas suas dores e lutas. É difícil não ficar revoltada com o que vai sendo narrado. 

Como já é habitual, a escrita da autora é super fluída, nem dei pelo passar de páginas. Os capítulos não são extensos. Há alternância entre tempos narrativos e narradores. Os diálogos estão muito presentes e dão ritmo à acção. Tudo isto são pontos a favor da história. 

Quanto aos pontos menos favoráveis destaco algumas partes do livro que achei repetitivas ou um pouco aborrecidas. No que diz respeito às personagens, consegui compreender as suas dores e traumas mas não me identifiquei com nenhuma em particular. 

No geral, o balanço da leitura foi positivo. Tive uma leitura fácil e constante. Foi um livro que me revoltou pela temática abordada. Fez-me reflectir e pensar no papel dos professores, das famílias e sobre a importância de estarmos atentos a quem nos é próximo. 

Irei querer ler Vidas Adiadas, a continuação da história de Poppy e Serena. Que seja uma leitura surpreendente. 

Boas leituras! 

🌟🌟🌟 

 

Sem comentários :

Enviar um comentário