sexta-feira, 16 de outubro de 2020

[A minha Opinião] A Corrente

[A minha Opinião] A Corrente

Não é segredo para quem acompanha o blogue, que um dos meus géneros literários favoritos é o thriller. Assim que vi esta novidade da Editorial Presença, sabia que teria de o ler. A capa do livro não é das mais atractivas mas gostei da sinopse. 

A premissa deste livro prometia tanto. Pais cujos filhos são raptados, e que para os reaverem, além de uma avultada soma em dinheiro, terão eles próprios de raptar outra criança. Estes raptos funcionam como uma corrente, quem a quebrar pode não sobreviver para contar. A ideia da história é bastante forte mas achei que o autor Adrian McKinty se desviou da rota. 

A personagem principal desta história, Rachel Klein, é descrita como uma mulher comum mas fragilizada. Está a lutar contra uma doença que não lhe dá tréguas e que lhe retira as forças. Quando Rachel se vê enredada nas teias d' A Corrente, tudo faz para salvar a sua filha Kylie. Rachel é a primeira nota negativa que tenho a apontar. Como é que uma mulher que está super doente e sujeita a tratamentos, poderá ter comportamentos se super mulher guerreira? Achei este facto pouco verosímil. 

Gostaria também de ver mais desenvolvidos os motivos por detrás da criação d' A Corrente, bem como conhecer melhor o passado dos cérebros da organização criminosa. Conheci durante a narrativa alguns factos do passado destas personagens mas não tão aprofundado que justifiquem os actos das mesmas. 

Quanto a sentir simpatia por alguma das personagens da história, é difícil. Senti revolta e o coração apertado pela situação de desespero que muitos pais sentirão numa situação destas.         

Vá, mas não são só pontos negativos que quero apontar a este livro. Há alguns pontos positivos. Gostei da escrita do autor, que é simples e fluída. Os capítulos são curtos, o que facilita e muito o avançar da leitura. E por último, mas não menos importante, há presença constante de diálogos, que para mim é sempre um ponto imprescindível. 

Por último, gostava de referir que gostei da tradução feita pela Maria João da Rocha Afonso a este livro. 

Como digo sempre, duas pessoas nunca lêem o mesmo livro. Cabe-vos a vós, depois de lerem a minha opinião, decidir se irão querer fazer esta leitura. 

Boas leituras! 

🌟🌟🌟 

Sem comentários :

Enviar um comentário