quarta-feira, 3 de outubro de 2018

[A minha Opinião] A única memória de Flora Banks




A única memória da Flora Banks, chamou-me a atenção pelo título e pela capa. Já é conhecido o meu interesse pelo género jovem adulto e como tal, tinha mesmo de ler o livro. Este é o primeiro livro para jovens adultos da escritora Emily Barr.

Não é o primeiro livro que leio sobre amnésia. Como tal, tinha muito presente na memória o livro que li anteriormente sobre o tema. No entanto, este livro faz um bom retrato do que é não conseguir manter memórias e só se recordar das coisas por umas horas.

Flora, a personagem principal, é sem dúvida, uma jovem corajosa, que lida da melhor forma com o problema que tem, sofre de amnésia. Tem as suas formas de se recordar das coisas e é assim que tenta viver com alguma normalidade. Mas algo muda no quotidiano desta jovem quando consegue formar uma memória. Agarra-se a ela como se fosse a sua salvação e tudo fará para alcançar a sua cura.

A autora transmite muito bem, a partir da sua escrita simples, a confusão que é perder a memória e a vida de quem lida com amnésia. Fez-me reflectir muito sobre o poder que a nossa memória exerce sobre nós. O quanto as memórias são importantes na construção do nosso eu. Foi fácil sentir empatia pela Flora, que encara sempre a sua condição de forma corajosa.

Quando pensei saber tudo sobre como terminaria esta história, a autora surpreende e introduz novos dados. E que surpresa! Deu-me uma perspectiva completamente diferente de algumas personagens e encarei a história de outra forma.

É uma leitura que se faz sem dar pela passagem do tempo. Se também és fã deste género literário, este é um dos livros que tens de ler.

Boas leituras!

Sem comentários :

Enviar um comentário