quarta-feira, 24 de outubro de 2018

[A minha Opinião] O Tatuador de Auschwitz


Dos muitos livros que já li sobre o Holocausto, nunca o centro da história foi sobre uma relação de amor, nascida dentro daquela prisão de horror.

Heather Morris baseou-se nas memórias de Lale Sokolov, uma vítima do terror nazi, que durante a sua prisão em Birkenau, foi o tatuador de todos quantos chegavam aos campos de concentração. Foi numa dessas ocasiões, que ao tatuar Gita, se apaixona por ela ao primeiro olhar.

É no meio de todo o horror que nasce a história de amor de Lale e Gita. Todos os dias são confrontados com crueldade, monstruosidade, insensibilidade e apesar da terrível situação em que se encontram, procuram a esperança um no outro e lutam para sobreviver.

Como em todos os livros que li sobre o Holocausto, os murros no estômago estão presentes. Muitas das cenas narradas são cruéis e há alturas em que tenho de parar a leitura. Não são leituras fáceis de se fazer, mas são necessárias para não deixar esquecer o passado.

A história de Gita e Lale inspira e faz-nos acreditar que no meio da tragédia há sempre espaço para o amor. Leitura mais que recomendada.

Boas leituras!

"Fazem amor com paixão e desespero. É uma necessidade já de há tanto tempo que resistir-lhe é impossível. Duas pessoas desesperadas pelo amor e pela intimidade que temem não ter oportunidade de tornar a viver. Sela-se o compromisso entre eles e, naquele momento, Lale sabe que jamais amará outra."

"Foi-me dada a opção de participar na destruição do nosso povo e eu escolhi fazê-lo para sobreviver. Resta-me ter esperança de não vir a ser julgado como perpetrador ou colaborador."

"Antes de mais, tens de aprender a ouvi-la. Ainda que estejas casado, nunca deves estar cansado a ponto de não querer ouvir o que ela tem a dizer. Descobre o que ela gosta e, sobretudo, o que não gosta. Sempre que possível, mima-a; dá-lhe flores ou chocolates. As mulheres gostam dessas coisas."

2 comentários :

  1. Aposto que é uma história de amor linda!!! Quero muito ler este livro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um tema forte. Nascer uma história de amor num ambiente de terror parece impossível.

      Eliminar