quarta-feira, 31 de outubro de 2018

[A minha Opinião] A biblioteca dos livros proibidos


Este livro de Tom Pugh chamou-me a atenção, não só pela capa mas também pelo seu título.

A biblioteca dos livros proibidos, na história aqui narrada, é chamada de biblioteca do diabo. Nela estão contidas obras vanguardistas capazes de levar a humanidade em direcção ao iluminismo, ao livre-pensamento.

Os Otiosi são o grupo responsável por salvar obras vanguardistas e descobrir a biblioteca. Gregorio Spina, com a ajuda de Matthew Longstaff, Gaetan Durant e Aurélie, tudo fazem para as salvar das mãos da Inquisição. Os inquisidores do papa Pio IV, tudo fazem para destruir qualquer foco de conhecimento.

Gregorio Spina, chefe censor e espião do papa faz tudo ao seu alcance para apanhar os Otiosi,  descobrir a biblioteca do diabo, destruí-la e ter na sua posse um livro de extrema importância. Spina usa todos os meios à sua disposição, recorrendo muitas vezes à violência e à tortura, como meio de intimidação e de poder.

Este livro é um bom retrato da Europa do século XVI, de uma Itália mergulhada na contra-reforma, da luta por salvar uma Europa da segunda Idade das Trevas.

Uma leitura que ao início é um pouco confusa mas que depois ganha fôlego com as aventuras de Matthew Longstaff e Gaetan Durant. Um livro que vale a pena ler.

Boas leituras!

Sem comentários :

Enviar um comentário