segunda-feira, 24 de setembro de 2018

[A minha Opinião] A sociedade literária da tarte de casca de batata




Este livro já estava na minha estante faz muito tempo. Senti vontade de lhe pegar agora por causa do desafio literário do Manta de Histórias. Completo assim a categoria de livro adaptado ao cinema. Já estou preparada para ver o filme e decidir-me pelo melhor, se o livro ou o filme. Mas acho que posso afirmar que o livro ganhará esta batalha.

O inicio da leitura foi um pouco difícil. O livro não estava a conseguir cativar-me. Mas ainda bem que insisti e continuei a leitura. 

Este livro é um bom retrato da vida na pequena ilha de Guernsey, durante a ocupação nazi, na segunda grande guerra. Toda a narrativa se faz de uma maneira peculiar e original, através de cartas, trocadas entre todos os personagens desta história. 

Numa época onde a vida era cheia de sofrimento, desilusão, tristeza, estas personagens encontraram a sua evasão nos livros. Muito se fala em livros nesta história e do bem que eles fazem e trazem aos leitores. 

Quanto às personagens, gostei de todas elas, mesmo as que se tem aquele ódio de estimação. Gostei muito de Juliet, a talentosa escritora, mulher inteligente, sensível e sonhadora. Será esta a personagem que une todas as outras e enriquece esta história única. 

Só o facto de se falar muito de livros é já motivo mais que suficiente para ler o livro. Felizmente há muitas mais razões para nos perdermos nesta leitura. O contexto histórico e social, as personagens singulares, a bonita e mística ilha de Guernsey e todas as referências literárias. 

Recomendo-vos a leitura.

Sem comentários :

Enviar um comentário