sexta-feira, 21 de setembro de 2018

[A minha Opinião] Orgulho e Preconceito


Primeiro clássico da literatura lido este ano. Um ponto do desafio de leitura do blogue Manta de Histórias concluído.

Antes de ler este livro, já tinha visto o filme e tinha bem presente a imagem das personagens. Nem mesmo conhecendo a história me desmotivei da leitura, pelo contrário. Jane Austen é uma excelente contadora de histórias e apresenta bem a época em que se desenrola a acção, finais do século XVIII.

Habituar-me à linguagem foi um desafio. Dei por mim a voltar atrás para reler passagens. Depois de me  habituar à linguagem cuidada a leitura flui bem melhor.

Gostei de voltar a reencontrar Elizabeth e Mr. Darcy, sem dúvida as minhas personagens preferidas. Já Mrs. Bennet e Lydia são de ir aos nervos com elas. É fácil perder o fio à meada com tanta personagem neste romance, mas é também este pormenor que torna a narrativa mais rica.

Duas belas histórias de amor e uma descrição perfeita da sociedade da época, cheia de desigualdades e preconceitos. Vale a pena ser lido e relido.

Boas leituras!

P.S: A edição de capa dura da editora Civilização é fantástica.  

2 comentários :