sexta-feira, 9 de março de 2018

[A minha Opinião] O regresso da primavera


E vão três! E estarão vocês a pensar: mas do que é que ela está a falar? Passo a explicar. "O regresso da primavera" é o terceiro livro que leio da Sveva Casati Modignani. A autora conquistou-me com as suas paisagens italianas e gosto sempre de lá regressar. 

Desta feita a viagem é feita até Milão e às vidas de Fiamma Morino e Lorenzo Perego. Fiamma é uma mulher na casa dos quarenta anos, divorciada, com duas filhas e directora editorial de sucesso numa pequena editora. (Escusado será dizer que, adorei tudo o que se relacionou com o trabalho e ambiente editorial.) Lorenzo é professor de Geografia Económica, divorciado, culto, bem parecido. As personagens principais desta história espelham bem a realidade social e económica dos nossos tempos. 

Por entre capítulos pequenos, avanços e recuos entre o presente e o passado, a autora dá a conhecer a história de vida das suas personagens principais e o caminho que percorrem até se encontrarem nos braços um do outro. 

Com passados semelhantes no que diz respeito à desilusão amorosa, Fiamma e Lorenzo encontram um no outro a esperança do amor verdadeiro. Como é habitual num coração partido, constroem-se muros altos para garantir que o coração fragilizado, não volte a sofrer. Fiamma e Lorenzo conseguiram transpor esses muros e chegar ao coração um do outro.

Além da habitual história de amor, presente em todos os livros da autora, este dá destaque a temas bem actuais. O estado do sistema de educação, desigual e injusto. A fragilidade económica europeia, que em muito penalizou e vai penalizando as pequenas empresas. O desemprego, responsável por grandes clivagens sociais. Tudo temas bem presentes neste regresso da primavera.

Uma leitura que gostei de fazer. É sempre bom voltar a Itália pelas mãos da "signora" do romance italiano. Fico a aguardar por um próximo livro da escritora. 

Boas leituras!  

Opinião do livro "Como o Vento Selvagem" aqui.
Opinião do livro "Vinha do Anjo" aqui.

Sem comentários :

Enviar um comentário