sábado, 3 de março de 2018

[A minha Opinião] O que dizem os teus olhos


Já há muito tempo que me recomendavam a leitura da trilogia Cavalo de Fogo e me elogiavam a escrita da Florencia Bonelli. Estreei-me com a autora com este livro, "O que dizem os teus olhos" e posso dizer-vos que me conquistou. 

Esta prequela da trilogia "Cavalo de Fogo", deu-me a conhecer Francesca de Gecco e Kamal Al-Saud, pais de Eliah, personagem central da trilogia. É uma inspiradora história de amor, daquelas que nos fazem suspirar. Aqueles bons romances em que o amor tudo vence. Na vida real sabemos que é bem mais complicado mas é tão bom ler um romance deste de vez em quando. 

Francesca é uma jovem italiana, nascida em família humilde, emigrante na Argentina, inteligente, com uma brilhante carreira jornalística à sua frente, mas que vê a sua vida dar uma grande volta quando lhe é partido o coração. Os primeiros amores têm destas coisas e para ultrapassar o desgosto, Francesca faz-se à aventura. Tem oportunidade de ir trabalhar para a Europa e é o que faz. É esse passo gigante que a leva a cruzar-se com Kamal. 

Ai Kamal, Kamal! Kamal Al-Saud é um príncipe da coroa saudita, um homem enigmático, poderoso, inteligente, charmoso, que se deixa apaixonar loucamente por Francesca e que tudo faz para a ter a seu lado. É claro que serão muitos os obstáculos a ultrapassar: o choque cultural, religioso, familiar. No final, será o amor mais poderoso?

Quando se junta o mundo ocidental ao mundo árabe, a história só tem muito a ganhar. Acho que este foi o primeiro livro que li cuja a acção tem lugar na Arábia, mais concretamente em Riade. Achei fenomenal o trabalho de pesquisa da autora. Oferecer ao leitor um cenário real e a experiência do que é ser um estrangeiro num país muçulmano é de louvar. Senti, sem dúvida alguma, o choque cultural de Francesca.

Além de toda a história de amor entre Kamal e Francesca, gostei muito de ficar a conhecer os costumes e tradições muçulmanos, bem diferentes dos ocidentais. E gostei ainda mais de ver num romance tanta conspiração, perigo e mistério. A coroa saudita e as suas mil e uma noites. Aqui não se fala só de amor. Fala-se também de política, economia, finanças, terrorismo. Temas que enriqueceram ainda mais a narrativa e me fizeram estar ainda mais agarrada ao livro. 

Depois desta leitura viciante, é impossível não querer ler a trilogia Cavalo de Fogo. Quem sabe não volto a encontrar Francesca e Kamal por lá. 

Para quem ainda não conhece a autora, recomendo-vos a leitura deste livro. É tão bom ler romances como este, inspiradores. 

Boas leituras!

Sem comentários :

Enviar um comentário