quarta-feira, 12 de outubro de 2016

[A minha Opinião] A Factura


Sabem aqueles livros que gritam por nós logo que os vemos? "A factura" foi um desses livros. Gritou para que me perdesse nas suas páginas. Adorei a capa do livro e a premissa: e se a felicidade tivesse um preço?

É um livro com pouco mais de 160 páginas mas não é por isso que irá saber a pouco. Jonas Karlsson cumpriu o seu objectivo e proporcionou-me horas de boa leitura. Com uma narrativa um tanto irreal, fui levada numa viagem pela vida, no que se toma como garantido e em como a felicidade e o ser feliz são bem mais simples e alcançáveis do que imaginamos. 

É uma história peculiar, com laivos de humor e situações caricatas. A personagem principal vê-se envolvida numa situação que lhe parece em tudo irreal e absurda. Como é que um homem como ele, com uma vida calma, com um trabalho em part-time, um apartamento em nada luxuoso, solteiro, com uma paixão por cinema, tem possibilidade, de um momento para outro, de pagar uma factura exorbitante, de algo que nem estava a par. Uma dívida a ser paga porque supostamente era feliz. 

E é a partir desta factura avultada que o personagem principal inicia uma viagem introspectiva, pensa realmente na sua vida passada e presente, e em como a sua vida não foi, de todo, infeliz. Teve as suas perdas durante o percurso mas de alguma forma conseguiu geri-las e ultrapassá-las. Apesar de não ser uma pessoa com uma conta bancária milionária, com um emprego de sonho, uma casa de sonho, uma família de sonho, sentia-se feliz. 

Foi uma leitura fora do vulgar, com uma história singular, que me fez reflectir sobre a minha própria vida. É um livro que apela à valorização das coisas simples. Apela à nossa atenção diária. Apela ao que de bom temos na nossa vida e que muitas vezes nem nos damos conta. Foi um livro que me fez pensar mas também sorrir. 

Um livro mais que recomendado para leitura. Imaginativo, irónico e introspectivo. Tudo bons motivos para que seja lido.

Boas leituras! 

Sem comentários :

Enviar um comentário