terça-feira, 17 de abril de 2012

A Última Pepita de Lucas Figueiredo - Marcador [Novidade]

Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 292
Editor: Marcador
ISBN: 9789898470317
PVP: 17,50€


Uma fascinante reconstrução histórica de um dos períodos mais fantásticos da história de Portugal!

Sinopse

«Se pudesse escolher, Sua Majestade Fidelíssima talvez tivesse preferido passar o dia a tocar violoncelo ou a traduzir mais uma peça de Shakespeare para o português, trancado no gabinete real. Disso era o que D. Luís I gostava e fazia de melhor. Mas naquele princípio de fevereiro de 1876, a sua agenda incluía uma tarefa que ele não apreciava e que definitivamente não era a sua especialidade: governar Portugal. A missão estava longe de ser árdua, mas o seu significado era triste. D. Luís deveria vistoriar as jóias da Coroa a fim de escolher algumas para serem vendidas. 
Na vistoria, Sua Majestade notou um caixote e resolveu ver o que tinha dentro. Descobriu vasos, urnas e conchas e remexendo um pouco mais encontrou uma preciosidade: uma enorme pepita de ouro, do tamanho de um melão.»

Esquecida durante décadas nos Tesouros Reais, a pedra retirada de solo brasileiro é o último remanescente de uma época de riqueza incalculável para o velho império lusitano. É com esta cena - insólita mas absolutamente verdadeira - que Lucas Figueiredo inicia esta brilhante investigação histórica.
Com uma narrativa atrativa e em ritmo de aventura do início ao fim, A Última Pepita conta a história dos portugueses que, movidos pela febre do ouro e seduzidos por promessas de enriquecimento, transformaram por completo a vida na colónia, cultivaram as terras, protegeram as fronteiras e forjaram o nascimento de um país.


Lucas Figueiredo nasceu em Belo Horizonte em 1968. Figura entre os 30 jornalistas brasileiros mais premiados da história. Recebeu os prémios Esso (2004, 2005 e 2007), Jabuti (2010), Vladimir Herzog (2005 e 2009), Imprensa Embratel (2005) e Folha (1997), entre outros. As suas reportagens foram publicadas em mais de vinte jornais, revistas e rádios do Brasil e do estrangeiro, entre eles a Folha de S. Paulo e o serviço brasileiro da BBC. 

Sem comentários :

Enviar um comentário