segunda-feira, 24 de junho de 2019

[A minha Opinião] A Distância Entre Nós


Escrito a três mãos, este YA (jovem adulto) foi uma bela surpresa. Já não é segredo que este género literário se tornou num dos meus favoritos. Este ano já são alguns livros do género já lidos e até final do ano pretendo ler muitos mais. 

Stella Grant e Will Newman são duas super personagens. Ambos sofrem de fibrose quística, uma doença que impede os pulmões de funcionarem normalmente. Entre pessoas com esta doença, é estabelecida uma distância de segurança, um metro e oitenta. Essa distância impede a possibilidade de haver uma infecção. 

Os caminhos de Stella e Will acabam por se cruzar no Hospital Saint Grace. Stella está a fazer tratamentos já rotineiros e Will a participar num ensaio clínico. Ambos não poderiam ser mais o oposto um do outro. Stella é organizada, controladora, inteligente, empática, enquanto Will é um rebelde, desregrado, revoltado e talentoso. Dizem que os opostos atraem-se e é bem verdade. 

O que não pode acontecer entre duas pessoas que têm fibrose quística é o toque. O toque está proibido. Agora imaginem essa proibição entre dois jovens apaixonados. E mais não digo, porque não vos quero retirar as surpresas do livro. 

O que vos posso dizer é que mesmo escrito a três mãos, a escrita parece uma só. Gostei da leveza da escrita, da sensibilidade com que trataram um tema central, gostei das personagens e da sua evolução ao longo da história, da riqueza dos diálogos e do facto de não me ter sentido aborrecida pelo facto de toda a história se passar num hospital. Acima de tudo fiquei a conhecer uma doença que não conhecia, as suas limitações e dores.

É um livro que se lê super bem. As páginas passam a voar. Os personagem inspiram pela sua força e coragem, mas acima de tudo pela força do primeiro amor. Gostei de todas as emoções que passou e me fez sentir. 

Recomendo-vos a leitura sem reservas. E já agora, vejam o filme. Não é tão bom quanto o livro, mas vale a pena ser visto. 

Boas leituras!

"A distância entre nós nunca deixará de existir nem se alterará. Um metro e oitenta para sempre."

🌟🌟🌟🌟


Para mais informações visite o site da Editorial Presença aqui.

Sem comentários :

Enviar um comentário