segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

[A minha Opinião] A Última Ceia


Quando o Nuno Nepomuceno anunciou aos seus leitores que teria um novo livro, no início de janeiro, fiquei empolgada com a notícia. Sou super fã do autor, e depois de ler "Pecados Santos", em 2018, as expectativas estavam altíssimas. 

"A Última Ceia" é um livro bem diferente do seu antecessor, "Pecados Santos". Neste livro o foco é a arte, mais precisamente o fresco de Leonardo da Vinci, Il Cenacolo, mais conhecido por A Última Ceia. Toda a história se centra neste fresco e no roubo das suas cópias. Será que nos vamos deixar enganar? 

O Nuno Nepomuceno traz-nos novas personagens. Sofia Conti, a protagonista feminina da história, Giancarlo Baresi, protagonista masculino da história. Estas duas personagens fazem o par romântico. Catherine Waterhouse, curadora, Richard Waterhouse, presidente da instituição Academia Real das Artes de Londres, Arthur Miller, antigo investigador de seguros e Domenico Montanari, arcebispo. Todas estas personagens são peças fundamentais para a trama criada pelo autor. A juntar-se a elas, personagens já velhas conhecidas nossas como o professor Catalão, a Diana, o pequeno Rodrigo, o imã Yusef e o enigmático POC.

Durante a leitura ando em constante viagem entre Lisboa, Milão e Londres. As duas últimas cidades fervilham sempre com acontecimentos chave para a narrativa. É em Milão que desaparecem as cópias de A Última Ceia e em Londres, tenta-se recuperá-las e trazer à ribalta a última cópia de Giampietrino.

Como é que Afonso Catalão, nosso velho conhecido, entra nesta história? Pois bem, basta dizer que Sofia Conti é uma antiga aluna do professor, e mais não digo. Gostei de voltar a encontrar esta personagem. Neste livro temos mais revelações acerca do seu passado e de um episódio que o marcou para todo o sempre. Esse mesmo episódio fez-me compreender melhor a personalidade do professor Catalão e o seu percurso académico. 

Quanto à escrita do Nuno Nepomuceno, continua tão boa como sempre. Oferece-nos viagens constantes durante a leitura. Brinda-nos com capítulos pequenos, sempre com pequenas revelações e pistas. As personagens, como sempre, são singulares, com personalidades muito próprias. As pequenas histórias secundárias, que vão surgindo, são sempre algo misteriosas, chocantes, enriquecendo a narrativa. E o trabalho de pesquisa do autor, para escrever os seus livros, é bem notório. Aprendo sempre imenso com os seus livros. 

Este livro não supera o "Pecados Santos", para mim um livro brutal, chocante, surpreendente. Mas mesmo não superando o seu antecessor, (também por se centrarem em temas tão desiguais) é um livro muito bom, com uma história bem urdida e uma aula de arte fantástica. 

Fico à espera, que daqui a um ano, esteja a ler novamente, um novo livro do Nuno Nepomuceno.

Recomendo, sem reservas, a leitura deste livro.  

Boas leituras!

🌟🌟🌟🌟

Sem comentários :

Enviar um comentário