terça-feira, 23 de maio de 2017

[A minha Opinião] Amor em Minúsculas


Amor em Minúsculos atraiu-me pelo seu título e pela simplicidade da capa. O amor é tudo menos minúsculo, então o porquê do título? Tenho outra perspectiva depois de terminar a leitura. De facto o amor é construído com pequenas coisas.

Estreia absoluta com este autor e a surpresa foi agradável. Pela história construída que é bem original, pelo personagem principal que é tudo o que não se espera num protagonista e pela viagem literária.

Samuel, o personagem principal deste romance, dá corpo a um professor de linguística que é tudo menos o protagonista que estou habituada a encontrar nos romances. É um homem solitário, de rotinas, introvertido, observador, culto, inteligente. Fecha-se muito no seu mundo e só o facto de pensar em conviver com outros o deixa constrangido. Tudo o que é habitual na sua vida sofrerá uma grande mudança só com a simples presença de um gato. Mishima, esse gato vadio que se impõe na sua vida, irá de forma sublime desafiar Samuel a sair da sua zona de conforto. 

Um romance que é um hino às pequenas coisas, aos pequenos gestos, às pequenas surpresas, que quando somadas são preciosas e conduzem ao caminho para a felicidade. A vida é feita de acasos, escolhas. Será que também se pode falar de destino ou partidas do destino?

Um romance de leitura fácil, com personagens bem singulares, um gato senhor do seu nariz, aulas de literatura grátis e muita vontade de ler Goethe, Kafka e Rilke depois de tanta página lida. Um amor em minúsculas que inspira. Afinal tudo acontece no seu devido tempo e muitas vezes de forma inesperada e surpreendente. 

Leiam este livro e deixem-se inspirar. Recomendo a leitura especialmente aos amantes de gatos. Vão adorar o temperamento do Mishima.

Boas leituras!  

Sem comentários :

Enviar um comentário