terça-feira, 26 de janeiro de 2016

[A minha Opinião] Escrevam-me a dizer quem foi ao meu funeral


Primeiro tenho de enaltecer esta capa fantástica, atraiu logo para a leitura do livro. Os meus parabéns ao autor Celso Filipe e à Planeta. 

Para quem não conhece o escritor Celso Filipe, é português, natural de Lisboa, frequentou o curso de Comunicação Social e este Escrevam a dizer quem foi ao meu funeral é o seu primeiro romance. É sem dúvida um livro a ter em atenção, pela forma como foi escrito, pela forma como retrata o nosso querido Alentejo e pela forma como nos caracteriza como portugueses. É um livro bem pensado, bem escrito e bem humorado, apesar de ser um policial. 

Ora o mote para este romance é o assassínio de uma mulher alemã e o regresso de três grandes detectives da literatura: Hercule Poirot, Jules Maigret e Perry Mason. Daqui só pode sair uma grande história e não me enganei. É um romance que se lê num abrir e fechar de olhos, com personagem com tanto de peculiares como familiares, com cenários encantadores e tão portugueses. Ao ler este livro sentimos-nos em casa, pelos cenários descritos, pelas vidas descritas, pelas vivências tão portuguesas, pela linguagem e expressões tão nossas. 

Apesar de ser um livro com pouco mais de 130 páginas, surpreendeu pela inteligência com que foi escrito e pensado. É um gosto ler e sentir em português. 

Guardem um tempinho do vosso tempo para este livro. Boas leituras!

Sem comentários :

Enviar um comentário