segunda-feira, 29 de setembro de 2014

O Estranho Ano de Vanessa M [A minha Opinião]


Muito se fala de Filipa Fonseca Silva depois da entrada da autora para o Top 100 da Amazon. É um feito incrível pois é a primeira autora portuguesa a consegui-lo. 

Depois de ver tanta divulgação dos seus livros e ter lido algumas opiniões, a curiosidade foi crescendo e a vontade de ler uma obra de autora ganhou ainda mais força. "Os 30 Nada é Como Sonhamos" está na lista de livros a comprar. Depois de ler "O Estranho Ano de Vanessa M", quero ler o primeiro livro da escritora. 

Mas falando deste segundo livro da Filipa Fonseca Silva, foi uma leitura agradável. É um livro que se lê num instante. A escrita da autora é cuidada e acessível, tornando assim a leitura leve e descomplicada. O tema escolhido, uma crise de meia-idade. Vanessa uma mulher com uma vida estável, um trabalho seguro, com uma família constituída mas que não se sente feliz nem realizada. 

Reconheci e identifiquei-me com algum do desespero desta mulher. Uma mulher que questiona a sua vida, as suas escolhas, a sua felicidade, a sua existência e que resolve largar tudo, num acto de desespero, para encontrar a felicidade. Largar tudo, marido, filha, trabalho, é um acto de coragem ou de loucura? Cada leitor decidirá por si.

Vanessa, personagem principal deste romance e desta viagem atribulada, é uma mulher angustiada, que se deixou enredar na rotina, que esqueceu o que é a felicidade, que olha para o seu marido e filha como um peso que não consegue suportar, com um trabalho que não lhe traz nenhuma satisfação pessoal. Vanessa é uma bomba prestes a explodir e há um acontecimento que irá acender o rastilho dessa bomba. A partir desse acontecimento tudo o que se segue é uma imensa bola de neve. As mil e uma peripécias na vida desta personagem irão trazer sorrisos ao leitor. Vanessa perderá tudo mas ganhará e encontrará a sua felicidade. 

Gostei da leitura, da forma como a autora construiu e apresentou a história, do tema abordado mas, para mim, ficou a faltar qualquer coisa. Talvez tenha partido para esta leitura com as expectativas demasiado altas. Não quero com isto dizer que não vale a pena lerem o livro, pelo contrário. Continuo a querer ler "Os 30 Nada é Como Sonhamos". Talvez o momento não tenha sido o ideal para fazer esta leitura.  

Boas leituras!      

Sem comentários :

Enviar um comentário