quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Duas Irmãs, um Duque [A minha Opinião]


"O castelo do teu corpo é meu por direito de conquista."

Este é o segundo romance que leio de Eloisa James. Estreei-me com "Milagre de Amor" (opinião aqui) e fiquei logo fã da sua escrita. É uma autora que tem o poder de nos encantar com as suas histórias e de nos apresentar personagens fora do comum. 

Este "Duas Irmãs, um Duque" mantém o que tão bem caracteriza os livros de Eloisa James, divertidos, cheio de humor, personagens inteligentes e pouco convencionais, diálogos cativantes, cenários que fazem sonhar, e uma tórrida, bela e comovente história de amor.

Como em "Milagre de Amor", Eloisa James volta a recriar um clássico, desta feita de Hans Christian Andersen, "A Princesa e a Ervilha". E que bela versão nos trouxe a autora. 

A heroína desta história está longe de ser uma princesa ou uma mulher perfeita, para as normas sociais da altura. Olivia é curvilínea, destemida, ousada, independente, inteligente, critica, com bom sentido de humor. Durante toda a sua vida Olivia e a sua irmã gémea Georgiana, foram criadas e preparadas para serem duquesas. Para Olivia tudo o que se relacionasse com este assunto a irritava e, por isso, era rebelde. 

Na época em que esta história se passa, 1812, os casamentos eram uma espécie de contrato entre famílias, antes mesmo dos filhos nascerem. Foi o que aconteceu a Olivia, foi prometida ao filho de um amigo de seu pai. O amor não era o mais importante no casamento e sim a condição social e a riqueza. Para Olivia o sonho de amar um homem e ser amada, há muito tinha sido esquecido, até ao dia que conhece o duque Tarquin Brook-Chatfield. 

Tarquin Brook-Chatfield, mais conhecido por Quin, é um homem imponente, bonito, com um porte real, arrogante, inteligente, que antipatiza com exibições sentimentais. Quando Olivia Lytton lhe aparece à sua porta, encharcada até aos ossos devido a uma tempestade, há algo que mexe com os seus sentimentos. 

A partir deste atribulado primeiro encontro entre Quin e Olivia, ambos parecem lutar contra um sentimento crescente nos seus corações e uma grande atração. Quin já sofreu no passado por se deixar levar pelo coração. Olivia nunca se sentiu assim, e não quer roubar à sua irmã o possível pretendente. 

As páginas parecem voar, tal é a envolvência da história, a leveza da escrita, a riqueza dos diálogos, os momentos de bom humor, as situações caricatas e as personagens cativantes. Depois de começar a leitura é impossível largar o livro (só por razões de força maior).  

Será Olivia uma princesa, tal como acontece no clássico "A Princesa e a Ervilha"? Isso não vou contar-vos, até porque seria desvendar uma parte importante da história. 

Leiam este livro. Serão horas bem passadas de sorriso nos lábios. Irão adorar esta história tanto como eu.

Já comprei "O Beijo Encantado" e estou super curiosa por ver que história Eloisa James terá para me oferecer.  

Boas leituras!

Sem comentários :

Enviar um comentário