segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Encontro em Itália [A minha Opinião]



"Devemos estar com alguém cuja noção de tempo, de existência, de realidade seja a mesma."

"O tempo tem um estranho senso de humor. Não Interessa qual o momento, é sempre cedo demais para umas coisas, tarde demais para outras, mas nem por isso tudo deixa de acontecer."


Já andava há imenso tempo com vontade de ler um dos livros da Liliana Lavado. A estreia aconteceu com Encontro em Itália (anteriormente conhecido como "O Diabo dos Anjos").

Quando li a sinopse do livro, fiquei logo cativada pela história de amor, amizade e decisões difíceis. Tanto a capa do livro como a sinopse não me prepararam, de todo, para o que viria a encontrar com o decorrer da leitura.

Nas primeiras cento e tal páginas são introduzidas e apresentadas ao leitor as personagens que o vão acompanhar durante esta aventura extraordinária. Henrique e Sara merecem o papel principal e, como tal, todo o foco e atenção por parte da autora. Tanto Henrique como Sara, estão em fases da sua vida em que existem decisões importantes a tomar, mas por um motivo muito forte, não as querem fazer. Heis que, uma promessa do passado surge como uma bóia de salvação, um escape para adiar decisões difíceis. 

Sara e Henrique já foram os melhores amigos e até mais do que isso, mas a vida acabou por os separar. As memórias que guardam um do outro e um acaso do destino, são suficientes para os voltar a reunir. 

Henrique tem expectativas demasiado altas para este reencontro e a Sara que encontra é, de longe, a Sara que conhecia. Esta nova Sara e este novo Henrique irão chocar muito um com o outro.

Sara é uma rebelde, manipuladora, independente, que ama a liberdade, não mede as consequências dos seus actos, vive o momento com intensidade e até com loucura. Tem o secreto sonho de ver publicado um livro seu mas não é capaz de colocar as palavras no papel.

Henrique é um homem com os pés bem assentes na terra, responsável, inteligente, com um futuro promissor, mas que se sente inseguro quanto ao futuro que o espera.

As duas personagens principais, a meu ver, foram muito bem construídas. São personagens credíveis, que cativam o leitor. Identifiquei-me mais com a personalidade do Henrique e pela sua insegurança quanto ao futuro. A Sara despertou-se sentimentos contraditórios, ora de ódio, ora de aceitação. Talvez por isso seja uma personagem tão marcante. 

E como vos disse no inicio desta opinião, não estava preparada para a grande reviravolta desta narrativa. Eu à espera de um romance e és que a autora me surpreende com um toque de fantasia. Haari, uma gata assanhada, de olhos verdes e pêlo preto, bem falante. Eu que não sou nada virada para o género fantástico, acabei por adorar Haari e toda a sua personalidade dominante, e, o diabo dos anjos são magníficos. Surpreendi-me a mim mesma por ter gostado desta surpresa na narrativa. 

Foi uma leitura viciante, com personagens bem construídas, com cenários apaixonantes, com uma história criativa e original, mas acima de tudo, com uma grande mensagem de vida.

A Liliana Lavado está de parabéns, por me ter feito ler fantasia, por me ter proporcionado uma leitura cativante e pela sua enorme criatividade e imaginação. Depois desta leitura vou certamente ler os restantes livros já publicados.

Uma leitura que recomendo aos leitores que, como eu, não lêem assim tanta fantasia. Vão surpreender-se! Terminei a leitura com um sorriso nos lábios!

Boas leituras!   

P.S A capa e título "O Diabo dos Anjos" teria-me preparado muito melhor para esta leitura, mas será que me iria surpreender tanto?

Sem comentários :

Enviar um comentário