quinta-feira, 4 de setembro de 2014

A Caminho de Casa [A minha Opinião]


"(...) Marco saiu de casa com a ideia de passar por uma livraria. Tinha vontade de folhear uns livros, sentir o seu cheiro e esperar o encontro irresistível com uma capa que o atraísse. Normalmente lia umas dez linhas e depois saltava para outras páginas ao acaso. Se tivesse sorte vivia aquela maravilhosa emoção que se sente quando se leem as palavras perfeitas para aquele momento da nossa vida."


A vida é feita de escolhas e para se viver não há que ter medo de as fazer. Esta é uma das grandes mensagens que retiro deste último romance de Fabio Volo. Posso dizer que foi uma estreia que me convenceu a ler os restantes livros do autor.

Este é um livro que fala sobre a vida, o amor, a amizade, as relações familiares e conjugais. Fabio Volo fala destes temas com naturalidade e sem muitos rodeios.

A sua escrita é simples, sem floreados, direta. Não quero com isto dizer que seja desprovida de sentimentos e de encanto, pelo contrário. Fabio Volo cativou-me pela simplicidade e pelas emoções que transmite na sua escrita. Fala de temáticas com as quais o leitor se identifica e se sente próximo. Olho para as personagens deste romance e identifico-me com as suas angústias, dúvidas, sofrimento e busca pela felicidade.

A relação sofrida entre dois irmãos, Andrea e Marco, é o mote para toda esta narrativa. É incrível como um acontecimento marcante e traumático de infância, define todas as escolhas de uma vida. Estes dois irmãos não tem uma relação de proximidade. Depois da perda da mãe para uma doença terrível, aquela família feliz nunca mais é a mesma. Aqui temos o retrato perfeito que, por vezes o silêncio e a omissão de verdades, por mais dolorosas que possam ser, só trazem infelicidade. Só a doença súbita do pai os volta a aproximar e os faz compreender muita coisa sobre a sua família, sobre eles próprios e sobra a relação distante que mantêm.

Uma história feita de voltas e reviravoltas, com um segredo e algumas surpresas, com personagens fortes, com situações familiares ao leitor. Acima de tudo esta é uma história de relações e emoções. Fez-me refletir e emocionar, para mim o mais importante que um livro pode oferecer.

Fica agora a curiosidade de ler os livros anteriormente publicados pela Editorial Presença. Se este romance confirma a maturidade de Fabio Volo, quero acompanhar essa evolução.

Uma leitura que recomendo a quem está a caminho de casa.

Boas leituras!

Para mais informações sobre o livro "A Caminho de Casa" consulte o site da Editorial Presença aqui.

Sem comentários :

Enviar um comentário