terça-feira, 20 de maio de 2014

O Homem que Perseguia o Tempo [A minha Opinião]


"Para ele, um dos principais ingredientes do sucesso era reconhecer a diferença entre problemas resolúveis e irresolúveis. Tinha reparado que muitas pessoas despendiam grande parte do seu tempo preocupadas com aspetos que não tinham o poder de alterar. Se tivessem dedicado toda a sua energia a elementos que pudessem influenciar, as suas vidas teriam sido bem diferentes. Defendia que devemos concentrar-nos em projetos relativamente aos quais há certeza de um resultado."

Quando li a sinopse do livro, não pude deixar de ficar intrigada com a história. Estava bem presente o mistério, a estranheza e algo sombrio. Sem dúvida que a autora soube criar uma narrativa cativante, com personagens singulares, com acontecimentos estranhos. 

A história centrou-se na personagem de William Bellman, focando passagens da sua infância, percorrendo a sua vida de jovem de sucesso e culminando na sua vida de um adulto atormentado e muitas vezes aliado da realidade. Diane Setterfield construiu muito bem esta personagem, outrora uma criança e jovem feliz, que dá lugar a um homem atormentado, em constante luta diária com o tempo e com os seus sentimentos. 

Black, o homem vestido de negro, tem uma influência fora do normal em Bellman, e durante toda a narrativa foi construindo uma ideia acerca desta figura e que relação teria com Bellman. É em torno de Black e da gralha-calva que se adensa todo o mistério e o lado sombrio da narrativa.

Foi sem dúvida um livro que me impressionou, pelas sensações que desperta, pelas questões que lança, pelos temas que aborda, essencialmente o tema da perda associado à morte, o luto, as memórias que guardamos ou reprimimos, a vida, as escolhas que fazemos.

Com uma escrita fluída, nem dei pelo tempo passar e a leitura voou. É o poder que as palavras tem. Quando uma narrativa é construída com tamanha inteligência e singularidade, é impossível ficar indiferente. 

Não entrei em mais pormenores acerca da história, porque quero que se surpreendam com este livro. Vale a pena conhecer a escrita e talento de Diane Setterfield. Fiquei deveras curiosa por ler "O Décimo Terceiro Conto".

Leiam este livro, é imperdível. 

Boas leituras!

Sem comentários :

Enviar um comentário