quarta-feira, 14 de maio de 2014

A Frágil Doçura do Bolo de Limão [A minha Opinião]


Foram tantas e tão boas opiniões que li e ouvi a respeito deste livro que, não poderia deixar passar a oportunidade de ler este livro. As expectativas eram grandes em relação ao livro e de facto surpreendeu. 

Aimme Berder ofereceu-me uma história fora do comum, personagens especiais e acontecimentos fora do normal. Quando comecei a ler o livro, não sabia o que esperar, mas sabia que ia ser surpreendida.

Imagine uma criança que tem o dom de percepcionar sentimentos através da comida. Rose descobriu este dom quando comeu a primeira fatia de um bolo de limão feito pela mãe. Depois deste acontecimento, Rose vai tentar perceber o que se passa com ela, sente um medo terrível quando come e só quer que aquele dom ou poder desapareça. 

A autora tem uma escrita brilhante na maneira como descreve o dom de Rose e dá sentimentos aos alimentos. Esta particularidade enriquece a narrativa e dá à história um quê de originalidade. As personagens são incríveis e assentam que nem uma luva a esta história. 

Com o avançar da narrativa notei um evoluir da personagem principal, Rose. Enquanto criança e adolescente debate-se com este dom. Descobre muitos segredos familiares com os quais não sabe como lidar ou o que sentir, prefere remeter-se ao silêncio. Com o passar dos anos aprende a aceitar e a controlar este dom, recorrendo à própria comida e a uma grande força de vontade.

Joseph, irmão de Rose, foi também uma personagem que gostei muito. É um rapaz estranho mas inteligente, de poucas palavras, isola-se a maior parte do tempo no seu quarto e no seu mundo. Com o avançar da história sentimos o mistério a adensar-se em redor desta personagem. Revelado no final o seu segredo, percebemos em que mundo viveu Joseph durante a narrativa. 

Foi uma leitura que me surpreendeu pela originalidade, pela escrita da autora, pela magia, pelos personagens que de certa forma me parecem estranhos mas que me conquistaram. Uma história fora do normal que me fez encontrar um mundo mágico. 

Recomendo esta leitura sem dúvida alguma. Deixem-se envolver pela doçura do bolo de limão. 
Boas leituras!

Saiba mais sobre o livro no site da Marcador aqui, ou no site da Editorial Presença aqui

Sem comentários :

Enviar um comentário