segunda-feira, 27 de maio de 2013

Viver Depois de Ti - [A minha Opinião]



Este foi o primeiro livro que tive o prazer de ler da escritora Jojo Moyes. Só vos posso dizer que foi uma excelente estreia. Fiquei rendida à escrita da autora e à história maravilhosa com que me presenteou.

A expectativa era enorme quando iniciei esta leitura e não me desiludi. A escrita da autora é encantadora na sua simplicidade e brinda o leitor com passagens profundas, que questionam e provocam um turbilhão de dúvidas e emoções. O humor não é esquecido e durante a narrativa somos brindados por momentos de riso que são fundamentais para a leveza da narrativa.   

As personagens deste romance são inesquecíveis. Will e Lou vão ficar na minha memória por muito tempo. Will pela sua inteligência, força, coragem, sarcasmo e Lou pela sua originalidade, sensibilidade, esforço, alegria. Duas personagens tão diferentes uma da outra mas que irão abalar a vida do outro de uma forma irreversível. Dizem que os opostos atraem-se e Will e Lou são a prova disso mesmo. Identifiquei-me com estas personagens e senti que os seus problemas poderiam ser os meus problemas, as suas vitórias as minhas vitórias. Jojo Moyes construiu personagens credíveis, que conquistam o leitor pelas suas personalidades fortes e histórias de vida. 

O tema abordado pela Jojo Moyes neste livro, é um tema controverso. A eutanásia sempre foi um tema muito discutido e que sempre gerou grandes conflitos. Neste romance a autora aborda o tema de uma forma inteligente e sensível, obrigando cada um de nós a uma reflexão profunda. Compreendi que cada um de nós tem direito a fazer livremente a sua escolha e aceitar as suas consequências. Muitas vezes não compreendemos essas escolhas mas será que as devemos julgar?

Uma história de amor singular, emotiva, inesquecível que me deixou de lágrimas nos olhos e com um nó na garganta. 

O realismo de toda esta história tocou-me profundamente que depois de lida a última página e fechado o livro as emoções ainda continuavam bem vivas em mim. O vazio que depois fica é inquietante.   

Este será um romance que quero voltar a ler muitas vezes. Arrisco-me a dizer que será um dos melhores livros de 2013. 

Espero em breve estar a ler um novo livro de Jojo Moyes.  

Boas leituras!

Mais informações sobre o livro Viver Depois de Ti no site da Porto Editora.


Sem comentários :

Enviar um comentário