segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Nada é por Acaso [A Minha Opinião]


"A vida tem leis perfeitas que condicionam o equilíbrio do Universo. Ela criou o homem com destino à felicidade, mas determinou que essa conquista fosse feita com esforço próprio, a fim que o homem valorizasse as suas vitórias." Zibia Gasparetto

Este é o primeiro livro que leio desta escritora e não tinha criado qualquer expectativa em relação ao mesmo.

Ao iniciar a leitura tive de me adaptar ao português do Brasil mas passada a fase inicial foi-me habituando. Durante a história vão surgindo expressões brasileiras com as quais não estou familiarizada. Algumas percebo o seu significado pelo contexto da frase enquanto outras fico-me pela incerteza. Excluindo este facto é uma leitura acessível. 

Um dos aspectos que mais gostei no livro foi ser rico em diálogos o que tornou a leitura leve e rápida.
Foi surpreendida pela temática da história, visto esta incidir sobre a espiritualidade e reencarnação, temáticas sobre as quais nunca tinha lido. Confesso que quando me apercebi que a história abordaria estes  temas, fiquei na dúvida se iria gostar da leitura. Acabei por concordar que estas duas temáticas são o fio condutor da história, e que sem elas a essência desta narrativa se perderia. 

Zibia Gasparetto de forma inteligente sensibiliza o leitor para a espiritualidade com uma história sensível e ao mesmo tempo tocante, de uma mãe de aluguer que dá o seu filho a uma mulher estéril. Nada nos ensina tanto como a dádiva da vida e do amor. 

Gostei muito de todas as personagens presentes no enredo mas simpatizei muito com Marina, uma jovem lutadora, confiante, trabalhadora, que ama muito a sua família e que faz de tudo para os ver felizes. Não é uma jovem perfeita, tem também as suas inseguranças, duvidas e que acima de tudo quer ser amada. É uma personagem credível que irá merecer a simpatia dos leitores. Todas as personagens criadas têm o seu lugar na história. A escritora trata de cruzar a vida das personagens de forma surpreendente e convincente.

Zibia Gasparetto é uma excelente contadora de histórias. Nesta, ensina-nos a valorizar as coisas boas que existem na nossa vida e a aceitar as mudanças como uma forma de crescimento pessoal.

No que diz respeito ao desfecho da história foi emocionante. Acabou em ambiente de aceitação e perdão que afinal é a grande mensagem deste livro. Nada é por acaso.

Para quem gosta de livros mais virados para a espiritualidade este é um livro que recomendo. Para os que como eu nunca tenham lido nada sobre o tema, é uma boa forma de se estrearem.

Boas leituras!

Passagens favoritas

"O mais importante é saber aproveitar as oportunidades. se observarmos a vida de uma pessoa que obteve sucesso em todas as vertentes, perceberemos que ela nunca perdeu uma boa oportunidade, Nunca teve medo de ousar, de mudar e de procurar aprender" Pág. 42

"Os desafios da vida são preciosas oportunidades de amadurecimento. Lembre-se de que o entendimento eleva, traz discernimento e amadurece, enquanto o julgamento limita, dificulta e atrai o sofrimento." Pág. 232

Mais informações sobre o livro no site da Nascente



2 comentários :