quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Desafio de Leitura Lê Português 2022

Desafio de Leitura Lê Português 2022


Olá leitores! 

Para quem segue com regularidade o blogue, já está familiarizado com este desafio de leitura. O objectivo é ler pelo menos um livro, de um autor português por mês. As categorias servem como linhas guias para a escolha das leituras. Com isto não quero dizer que leiam só um livro por mês, de um autor português. Se conseguirem ler mais do que isso, tanto melhor. 

O desafio tem início a 1 de Janeiro e termina a 31 de Dezembro. Temos 12 categorias obrigatórias e já sabem que têm de ler 12 livros. Um mesmo livro não serve para várias categorias. As categorias extra são mais um incentivo. Caso terminem as categorias obrigatórias e queiram fazer mais leituras, têm mais 3 categorias extra  para preencher. 

Quanto à partilha das leituras feitas, poderão fazê-lo nas vossas redes sociais, identificando o blogue ou usando o hashtag #lêportuguês. Ou podem também juntar-se ao grupo Clube de Leitura Manta de Histórias e partilhar as leituras feitas. 

Em caso de dúvida, não hesitem em deixar cá os vossos comentários. 

Vamos lá ler mais literatura portuguesa em 2022?

Digam-me se gostam do desafio. Se irão participar. Os autores portugueses que querem ler. Contem-me tudo!

Bom desafio e boas leituras!   

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Desafio de Leitura Manta de Histórias 2022



Olá mantólicos! 

Finalmente chegou o momento de conhecerem o Desafio de Leitura para 2022

Lamento este ano não vos ter trazido este desafio como prenda de Natal. Agradeço a vossa compreensão e o vosso entusiasmo por este desafio. A alegria com que acolhem sempre o desafio anual de leitura deixa-me sempre super feliz. Espero não defraudar as vossas expectativas. Grata pelos seguidores maravilhosos que tenho, que acolhem sempre tão bem os desafios de leitura e embarcam em todas as minhas loucuras literárias. Estou nervosa e ansiosa por saber a vossa opinião a este desafio de 2022. Já sabem que quero acima de tudo que adorem as categorias e que saiam da vossa zona de conforto. 

Graças ao vosso contributo, pude planear e a criar este desafio durante este mês de Dezembro. Agradeço as sugestões de categorias que me fizeram chegar e, muitas delas, figuram neste desafio. Como sempre, tentei não repetir categorias de anos anteriores e criar um desafio totalmente novo. Haverão algumas categorias que serão autênticas dores de cabeça mas tenho a certeza que darão a volta com bravura. Se fosse fácil não seria um desafio. 

O desafio de leitura tem início a 1 de Janeiro e termina a 31 de Dezembro. Temos 32 categorias obrigatórias e já sabem que têm de ler 32 livros. Um mesmo livro não serve para várias categorias. Desta feita, resolvi retirar as categorias extra. Já temos imensos desafios de leitura durante o ano para quem quiser ler mais. 

Quanto à partilha das leituras feitas, poderão fazê-lo nas vossas redes sociais, identificando o blogue ou usando o hashtag #desafiodeleituramantadehistorias22. Ou então podem juntar-se ao grupo Clube de Leitura Manta de Histórias e partilhar as leituras feitas. 

Em caso de dúvida, não hesitem em deixar cá os vossos comentários. 

Agora o que interessa saber é se conto convosco. Sim?

Deixem os vossos comentários. Digam-me se gostam do desafio. Se irão participar. As vossas categorias favoritas. As categorias que acham mais difíceis. Contem-me tudo!

Bom desafio e boas leituras!  

quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Ho Ho Ho Books - Desafio de Natal 2021


Já é permitido falar do desafio de leitura de Natal da Manta de Histórias, Ho Ho Ho Books? Claro que sim! É sempre tempo de falar de Natal.

Vamos para a quarta edição do desafio e estou ansiosa para vos falar sobre ele! 

À semelhança do que aconteceu o ano passado, iremos iniciar o desafio ainda neste mês de Novembro. Sendo assim o Ho Ho Ho Books tem início a 15 de Novembro e termina a 6 de Janeiro, Dia de Reis.

Mantive o mesmo número de categorias da edição anterior. Portanto temos 8 categorias para preencher. A regras continuam as mesmas, 8 categorias, um livro por cada categoria. Um mesmo livro não pode ser usado em várias categorias. 

Apresento-vos então o maravilhoso desafio. 

Ho Ho Ho Books - Desafio de Natal 2021



Cá estão as 8 categorias do desafio. Acho que são bastante abrangentes e fáceis de encontrar um livro adequado. Passo então a explicar cada uma delas. 

Na categoria Romance doce, o que pretendo é que leiam um livro, que de alguma forma vos derreta, aqueça o coração, dê esperança, que vocês sintam que transmite uma bela mensagem. 

Na categoria Uma capa de Natal, não é preciso explicar muito. Acho que todos reconhecemos uma capa de natal quando a vemos. 

Na categoria Um livro com menos 150 páginas, não há nada que saber. É escolher um dos muitos livros pequeninos que temos na estante e ler. 

Na categoria Queria ler o Natal passado, seleccionem um dos livros que estava na vossa pilha no Natal passado (também para o Ho Ho Ho Books) e leiam. 

Na categoria Acção decorre no Natal, é daquelas categorias que precisamos de ler uma infinidade de sinopses, para descobrir um livro adequado. Mas existem e é tão bom ler livros sobre o Natal, no Natal. 

Na categoria Uma história que celebre o amor ou a amizade, existem inúmeros livros que se centram nestas temáticas. Não há altura melhor para ler sobre amor e amizade do que no Natal. 

Na categoria Um livro para ler com uma mantinha, junto à lareira, é lançarem uma expedição às vossas estantes e verem que livro vos apetece ler. Esta categoria está feita para ser lido qualquer género literário que vos apeteça. 

E por último, a categoria Título com uma das palavras: Natal, Inverno, Neve, Noite. Aqui a escolha é imensa. É escolherem um dos livros que tenham na estante com uma destas palavras e lançarem-se à leitura. 

Categorias apresentadas. Agora só me resta apelar à vossa participação. Que partilhem no Clube de Leitura Manta de Histórias a vossa pilha de livros para o desafio. Que vão partilhando nas redes sociais essas leituras. Fotos bonitas com as vossos livros. Ao pé das vossas árvores de Natal. No vosso cantinho de leitura. Com as vossas mantas, pijamas e meias coloridas. Ao pé desses doces, bombons e bolos de Natal. As escolhas são imensas. Não se esqueçam de identificar o blogue ou partilhar as fotos usando o hashtag #hohohobooks

Conto convosco?
Deixem em comentário a vossa opinião sobre o desafio, as categorias, as vossas possíveis leituras. Quero o vosso feedback. 

Boas leituras e bom desafio! 

sábado, 16 de outubro de 2021

A Biblioteca de Paris, de Janet Skeslien Charles - Edição Suma de Letras

 

ISBN: 9789897843075 
Ano de edição: 06-2021
Editor: Suma de Letras
Encadernação: Capa mole
Páginas: 448
PVP: 19,90€

Sinopse
Paris, 1939. A jovem Odile Souchet tem tudo: um bonito namorado polícia e um emprego de sonho na Biblioteca Americana em Paris. No entanto, quando a guerra estoura e os nazis marcham sobre a cidade, Odile corre o risco de perder tudo o que é importante para ela, incluindo a sua amada biblioteca. Porque os livros contêm palavras proibidas e ideias que devem ser destruídas, sabe que, nos momentos difíceis, os templos da cultura estão em perigo.

Odile não pode permitir que isso aconteça: ela deve salvar essas páginas, para que possam alimentar a mente de quem chegar depois. Com os seus companheiros, junta-se à Resistência com as melhores armas que possui: os livros. Coloca o centro à disposição dos judeus: expulsos das suas casas, sentem-se seguros entre os livros, e Odile defendê-los-á, custe o que custar. Contudo, quando a guerra, finalmente, termina, em vez da liberdade, Odile sente o gosto amargo de uma indescritível traição.

Montana, 1983: Lily é uma adolescente solitária em busca de aventura. A sua velha vizinha solitária desperta-lhe o interesse. Conforme Lily vai sabendo mais sobre o passado misterioso da vizinha, descobre que partilham o amor pela linguagem, os mesmos anseios e o mesmo ciúme intenso, sem suspeitar que um obscuro segredo do passado as liga.

Baseada na verdadeira saga dos heroicos bibliotecários da Biblioteca Americana em Paris durante a Segunda Guerra Mundial, esta é uma inesquecível história de amor, amizade, família e sobre o poder da literatura para nos unir. A Biblioteca de Paris mostra que o heroísmo extraordinário pode, por vezes, ser encontrado nos lugares mais silenciosos.

Janet Skeslien Charles é a autora premiada de Moonlight in Odessa, que foi traduzido para dez idiomas. Tem também publicados pequenos textos em revistas como a Slice e a Montana Noir. Janet começou a interessar-se pela incrível história real dos bibliotecários que enfrentaram o «protector do livro» nazi quando trabalhava como gerente de um programa na Biblioteca Americana em Paris. O seu romance A Biblioteca de Paris será publicado em trinta países. Divide o seu tempo entre Montana e Paris.

sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Leituras Conjuntas - Clube de Leitura Manta de Histórias

Leituras Conjuntas - Clube de Leitura Manta de Histórias

Olá mantólicos, boa tarde!

Venho dar-vos conta das próximas leituras conjuntas que iremos realizar no Clube de Leitura Manta de Histórias

A leitura conjunta de Outubro está agendada para 4 de outubro, onde iniciaremos a leitura de Segredo Mortal, de Bruno M. Franco, um jovem autor português. Quem se quiser juntar a nós na leitura deste thriller está à vontade.

Quanto ao mês de novembro, dia 1, já temos planeada a leitura de A Biblioteca de Paris, de Janet Skeslien Charles. Um romance baseado na verdadeira saga dos heróicos bibliotecários da Biblioteca Americana de Paris durante a Segunda Guerra Mundial. 

Quem ainda não faz parte do Clube de Leitura Manta de Histórias, basta aderir na página de facebook do blogue e responder a três simples questões. É super fácil e juntam-se a um grupo de leitores fantástico. 

Posso contar convosco nestas leituras?

Até breve!  

sábado, 18 de setembro de 2021

Primeiras Palavras - Verão Negro de M. W. Craven

 

Verão Negro (Washington Poe, #2)
My rating: 4 of 5 stars

4,5
As saudades que eu já tinha do Poe e da Tilly!
Mais uma vez realizei esta leitura em conjunto com mais leitores do clube de leitura da Manta de Histórias.
M. W. Craven sabe muito bem manter-me agarrada à leitura. Capítulos curtos e de leitura super fácil e viciante. Por este motivo é bastante complicado manter as metas de leitura diárias.
Quanto à história, foi novamente bem pensada para iludir o leitor. Senti falta neste segundo livro de mais presença da Tilly e da sua personalidade singular, que me arrancou gargalhadas fantásticas no primeiro livro. Espero que marque mais presença no próximo livro da série. Quanto ao Poe, continua ele mesmo, intuitivo, rebelde e com a linha de pensamento fora da caixa que tão bem já habituou os leitores.
Fico ansiosamente à espera do terceiro livro da série, que sei de fonte segura, sairá já no próximo ano. Até lá só vos posso recomendar este livro.
Boas leituras!

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Marilyn - Uma Biografia, de María Hesse - Novidade Suma de Letras

 

Marilyn - Uma Biografia, de María Hesse - Novidade Suma de Letras

ISBN: 9789897843457
Ano de edição: 09-2021
Editor: Suma de Letras
Dimensões: 175 x 250 x 20 mm
Encadernação: Capa dura
Páginas: 184
PVP: 18,80€

Sinopse
Quem era a verdadeira Norma Jeane Baker?
A actriz mais conhecida da História do cinema, o símbolo sexual de uma era inteira, o protótipo, por excelência, de loira burra e, sobretudo, alguém que, até hoje, permanece uma grande incógnita.
Depois de fazer os corações de Frida Kahlo e Bowie florescer, descobrindo o seu lado mais humano, María Hesse revela a alma de Marilyn Monroe, uma mulher que, como tantas outras das suas contemporâneas, explodiu todos os cânones e merece ser lembrada, hoje mais do que nunca, pelo seu talento, a sua sensibilidade, a sua inteligência e as barreiras que quebrou.

María Hesse (1982). Sem saber, tornou-se ilustradora aos 6 anos. Mas a mãe e a professora sabiam que seria esse o seu caminho. Alguns bons anos depois, após terminar os estudos em Educação Especial, agarrou num lápis e lançou-se, profissionalmente, na piscina da ilustração.
Trabalha há três anos com a editora Edelvives na produção de livros didáticos e também realiza trabalhos de ilustração para as revistas Jot Down, Maasui Magazine e Glamour.
María publicou, em várias editoras, as suas obras ilustradas: Orgulho e Preconceito, Frida Khalo: Uma Biografia, obra que ganhou o Prémio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil do Brasil, Bowie: Uma Biografia e, mais recente, O Prazer.
Para além dos seus trabalhos na área da edição, María Hesse teve as suas obras em várias exposições, desenvolvendo ainda uma atividade pessoal onde a sensibilidade e as mulheres são as principais protagonistas.

quinta-feira, 16 de setembro de 2021

As doenças do Brasil, de Valter Hugo Mãe - Novidade Porto Editora

 


ISBN: 978-972-0-03486-1
Edição/reimpressão: 09-2021
Editor: Porto Editora
Dimensões: 150 x 235 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 280
PVP: 17,70€

Sinopse
A "fera branca" quase exterminou os povos originários do Brasil. Ao longo de séculos, os brancos mataram aqueles que não podiam escravizar. A dada altura, em fuga, muitos negros encontraram ao acaso os povos de peles vermelhas e tantas vezes o entendimento e a paz aconteceram.
Valter Hugo Mãe cria para a Literatura actual duas figuras inesquecíveis: Honra e Meio da Noite, rapazes peculiares que, ao abrigo das aldeias gentis dos abaeté, estabelecem uma cumplicidade para certa ideia de defesa.
Honra é fruto da violação de um branco a uma abaeté. Cresce claro, humilhado por uma pele que diz não ser cicatriz daquele golpe porque é ferida. É sempre ferida.
Esta é uma delicadíssima história de resistentes. Exuberante aventura das palavras e da imaginação em busca da hipótese da paz.

Valter Hugo Mãe é um dos mais destacados autores portugueses da actualidade. A sua obra está traduzida em variadíssimas línguas, merecendo um prestigiado acolhimento em muitos países. Com As doenças do Brasil completa 25 anos de edição e 50 anos de vida. Autor dos romances: Contra mim (Grande Prémio de Romance e Novela - Associação Portuguesa de Escritores); Homens imprudentemente poéticos; A Desumanização; O filho de mil homens; a máquina de fazer espanhóis (Prémio Oceanos); o apocalipse dos trabalhadores; o remorso de baltazar serapião (Prémio Literário José Saramago) e o nosso reino. Escreveu alguns livros para todas as idades, entre os quais: Contos de cães e maus lobos, O paraíso são os outros, As mais belas coisas do mundo e Serei sempre o teu abrigo. A sua poesia encontra-se reunida no volume publicação da mortalidade. Publica a crónica Autobiografia Imaginária, no Jornal de Letras, e Cidadania Impura, na Notícias Magazine. Com excepção da poesia, que tem chancela Assírio & Alvim, toda a sua obra está publicada pela Porto Editora.

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Primeiras Palavras - A Biblioteca da Meia-Noite de Matt Haig

 

A Biblioteca da Meia-Noite
My rating: 4 of 5 stars

"Não precisas de entender a vida. Só tens de a viver."
E se entre a vida e a morte existisse uma biblioteca?
Pois bem, foi o que Nora Seed encontrou. E toda aquela biblioteca gigante tinha uma característica única. Terão de ler o livro para descobrirem qual é.
Apesar de não ter conseguido criar um elo de ligação com personagem principal, fiquei fã da escrita de Matt Haig e da forma leve mas séria como escreve sobre assuntos pesados. Nesta história a temática sensível abordada é o suicídio. Matt Haig dá-nos muita matéria para reflexão.
"É que a tristeza é uma parte intrínseca do tecido da felicidade. Não se consegue ter uma sem ter a outra."
Leitura recomendada!

terça-feira, 14 de setembro de 2021

Ana dos Cabelos Ruivos Novel Gráfica, de Mariah Marsden - Novidade Fábula

 

Ana dos Cabelos Ruivos Novel Gráfica, de Mariah Marsden - Novidade Fábula

ISBN: 9789895646388
Ano de edição: 09-2021
Editor: Fábula
Encadernação: Capa dura
Páginas: 232
PVP: 18,79€

Sinopse
O clássico de Lucy Maud Montgomery encontra uma nova expressão nesta novela gráfica a cores, muito apelativa para as novas gerações de leitores.
Quando Matthew e Marilla Cuthbert decidem adotar um órfão para os ajudar na sua quinta, não fazem ideia das boas surpresas e inesperados problemas que os aguardam. Com cabelos ruivos e uma imaginação imparável, Ana Shirley, de 11 anos, vai agitar a quinta Green Gables.
A vida dos dois irmãos nunca mais será a mesma, nem a dos habitantes da pequena vila de Avonlea. Ninguém esquecerá a magia e a beleza de Green Gables, e muito menos esta personagem alegre, corajosa, inteligente e bondosa.
Uma edição que torna acessível o clássico de Lucy Maud Montgomery, com beleza e um estilo moderno, e ao mesmo tempo fiel à época em que se desenrola a história. Narrativa cheia de pureza e valores universais e que promove a coragem, a bondade, a alegria, a superação e a resiliência.

Mariah Marsden é uma escritora norte-americana. Ex bibliotecária, obteve o mestrado em Escrita Criativa e Artes dos Media na Universidade de Missouri — Kansas City.

sábado, 31 de julho de 2021

Trilhar Thrillers 2021 - Desafio de Leitura

Trilhar Thrillers 2021 - Desafio de Leitura


Olá mantólicos! 

Voltamos a ter mais uma edição do Trilhar Thrillers. Muitos seguidores me perguntaram quando é que este desafio ia estar novamente disponível. Como a primeira edição do ano passado correu super bem, cá vamos nós embarcar mais uma vez nesta aventura cheia de adrenalina e suspense. Porque o mês de Agosto é associado a férias, nada melhor que tirar uns dias para descansar e baixar a pilha de thrillers por ler. 

À semelhança de 2020, o desafio irá ter o seu início a 1 de Agosto e termino a 31 de Outubro. Serão três meses de leitura de thrillers. O que se pretende é que vocês completem, uma, duas, ou três linhas. Ou seja, quatro, oito ou doze categorias/ livros. Na imagem seguinte têm as categorias do desafio. (Cliquem na imagem para aumentar)

Trilhar Thrillers 2021

primeira linha do desafio é constituída pelas seguintes categorias: Um Número no Título; Quero Visitar o Local da Acção; Título com Duas Palavras e Detective Mulher. Aqui as categorias são extremamente simples e não haverá dúvidas quanto aos livros a ler. 

Na segunda linha, têm as seguintes categorias: "Page Turner" Viciante; Título com a Palavra Crime, Morte ou Sangue; Autor Nórdico; Escritor Português. Aqui o único esclarecimento que tenho a fazer é que quando digo autor/ escritor pode ser lido também autoras e escritoras.

Quanto à terceira linha do desafio, temos as seguintes categorias: Capa Feia, Lombada Preta, Empatia pela Vilã e Livro de Uma Série. Aqui a que pode ser subjectiva é a primeira categoria. O que é feio para mim poderá não ser para outro leitor. Portanto caberá a cada leitor escolher uma capa que no seu entender ache horrível, de meter medo ao susto. 

O desafio e as categorias estão apresentadas. Cabe a cada um de vós, escolher a linha ou linhas que quer fazer. Já sabem que não podem usar o mesmo livro em categorias diferentes, mas podem usar o mesmo livro em desafios diferentes. Neste caso um livro que leiam para este desafio, poderão encaixar nos desafios Manta de Histórias 2021 e no Lê Português

Qualquer dúvida que tenham, podem deixar em comentário, enviar um email ou enviar mensagem através das redes sociais do blogue. Já sabem que tudo é acompanhado de perto e ao segundo, no Clube de Leitura Manta de Histórias. Para eu conseguir acompanhar as vossas leituras nas redes sociais, identifiquem o blogue ou usem a #trilharthrillers

Gostaram das categorias deste ano?
Conto convosco?

Boas leituras

domingo, 27 de junho de 2021

A Caçadora, de Kate Quinn - Novidade Porto Editora

A Caçadora, de Kate Quinn  - Novidade Porto Editora


Título: A Caçadora
Autora: Kate Quinn
Tradução: Leonor Marques
Páginas: 576
PVP: 19,90€

Sinopse
Ousada e destemida, Nina Markova sempre sonhou voar. Quando os nazis atacam a União Soviética, ela arrisca tudo para se juntar às lendárias Bruxas da Noite, um regimento de bombardeiros noturnos formado apenas por mulheres. Apanhada atrás das linhas inimigas, Nina torna-se a presa de uma assassina nazi letal conhecida como A Caçadora.
Afetado pelos horrores que testemunhou, o correspondente de guerra britânico Ian Graham transformou-se num caçador de nazis. Mas há um alvo que lhe escapa: um predador cruel conhecido como A Caçadora. Para a encontrar, o feroz e disciplinado investigador une esforços com a única vítima que lhe conseguiu escapar com vida: a atrevida e arrogante Nina.
Jordan McBride sonha ser fotógrafa, tem dezassete anos e vive em Boston. Quando o pai viúvo chega a casa com uma noiva, Jordan fica emocionada. Mas há algo desconcertante na viúva alemã. Certa de que o perigo está à espreita, Jordan mergulha no passado da madrasta, disposta a tudo para proteger aqueles que ama.

Kate Quinn é autora bestseller de ficção histórica do The New York Times e do USA Today. Natural da Califórnia, frequentou a Universidade de Boston, onde obteve um diploma de bacharel e mestrado em Voz Clássica. É autora de quatro romances da série Imperatriz de Roma e dois títulos sobre o Renascimento italiano, antes de se dedicar a temas do século 20 com A Rede de Alice. Todos foram já publicados em vários países. Kate e seu marido vivem agora em Maryland com dois cães chamados Caesar e Calpurnia.

Podem ler a minha opinião do livro A rede de Alice aqui

domingo, 20 de junho de 2021

Verão Negro, de M. W. Craven - Novidade Topseller

Verão Negro, de  M. W. Craven - Novidade Topseller

Sinopse
Jared Keaton é o chef das estrelas. Encantador. Carismático. Psicopata… E está a cumprir pena de prisão perpétua pelo homicídio brutal da sua filha, Elizabeth. O corpo nunca foi encontrado, e Keaton foi condenado sobretudo com base no testemunho do inspetor Washington Poe.
Quando, seis anos depois, uma jovem entra a cambalear numa esquadra de polícia com provas irrefutáveis de que é Elizabeth Keaton, Poe dá por si no lado contrário de uma investigação que poderá custar-lhe muito mais do que a carreira. 
Ajudado pela única pessoa em quem confia, a brilhante, mas socialmente desajeitada, Tilly Bradshaw, Poe esforça-se por responder à única pergunta que importa: como pode alguém estar vivo se morreu há seis anos?
E então Elizabeth torna a desaparecer… e todos os caminhos da investigação parecem levar novamente a Poe.

M. W. Craven nasceu no condado de Cúmbria, no norte da Inglaterra, mas cresceu em Newcastle. Aos 16 anos, alistou-se no Exército «por acidente», decidindo depois viajar pelo mundo. Em 1995, formou-se em Serviço Social nas especialidades de criminologia e uso indevido de substâncias. 
Aos 30 anos regressou ao condado onde nasceu para ocupar o cargo de oficial de justiça, uma experiência que lhe viria a permitir transmitir um realismo sombrio à sua escrita.
É casado e vive na região onde nasceu com a mulher e com o seu springer spaniel.

Opinião do livro Teatro de Fantoches aqui.

Verão Negro será a leitura conjunta do mês de Agosto, no Clube de Leitura Manta de Histórias. Estão todos convidados a juntar-se a nós. 

terça-feira, 1 de junho de 2021

O pássaro noturno, de Johanna Mo - Novidade Porto Editora

O pássaro noturno, de Johanna Mo -  Novidade Porto Editora

ISBN: 978-972-0-03414-4
Ano de edição: 06-2021
Editor: Porto Editora
Dimensões: 152 x 235 x 29 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 408
PVP: 18,80€

Sinopse
A detetive Hanna Duncker está de regresso à terra natal. Dezasseis anos depois de trocar Öland por Estocolmo, a morte do pai obriga-a a revisitar a ilha onde passou a infância. Apesar de tudo o que aconteceu lá, apesar dos mexericos e de sentir todos os olhares postos em si, é naquele lugar remoto junto ao mar que se sente em casa.
Quando Joel, um adolescente de 15 anos, é encontrado morto e com sinais de violência no parque de merendas de Möckelmossen, Hanna é arrastada para uma investigação que envolve a sua antiga melhor amiga – aquela que abandonara sem qualquer explicação.
Ao mesmo tempo que procura descobrir o assassino de Joel, Hanna continua a viver as consequências de um crime horrendo cometido pelo pai, muitos anos antes. Conseguirá, algum dia, quebrar a ligação ao passado?

Johanna Mo é natural de Kalmar — onde passou a infância —, e vive atualmente em Estocolmo. Venceu o prémio cultural Pena Dourada (Gyllene Fjädern) e foi nomeada para o Prémio de Romance da Rádio Sueca. Trabalha há 20 anos como escritora, revisora, leitora na área da edição, crítica literária e tradutora.
O pássaro noturno é o seu oitavo livro, e o primeiro da série Os crimes de Öland, que será publicada em 18 países.

domingo, 9 de maio de 2021

O Que Dizer das Flores, de Maria Isaac - Novidade Cultura Editora

 

O Que Dizer das Flores, de Maria Isaac - Novidade Cultura Editora

ISBN: 9789899039438
Ano de edição: 05-2021
Editor: Cultura Editora
Encadernação: Capa mole
Páginas: 224
PVP: 17,50€

Sinopse
Bem-vindo a Mont-o-Ver!
Português que se ponha a caminho da montanha, no inverno, ou da praia, no verão, é certo passar por esta planície de canaviais; mais certo ainda, nem dar por ela. A velha linha férrea passa-lhe ao lado e os comboios já nem sequer abrandam por aqui. Em tanto espaço igual, esta é paisagem fácil de se perder.
Pois permitam que vos apresente os ilustres da vila.
O padre Elias Froes, o homem santo que tem por hábito gastar tempo a pensar no mundo, raramente em si próprio. Guarda segredos que mais ninguém sabe.
Catalina Barbosa, aventureira e contestatária. Menina bem-comportada apenas aos domingos, quando a avó a amordaça dentro de um vestido bonito para ir à missa.
Rosa Duque, a mulher que, em tempos, teve tudo para ser feliz. Foi vencida por um coração partido e resgatada por uma flor.
Zé Mau, o terror na vida das crianças. Os irmãos Mondego, os vilões nas histórias dos adultos.
Este vilarejo pode até ser pequeno e parado, mas está cheio de gente atrapalhada com muita vida para esconder.
Descubram comigo o que aconteceu, afinal, na noite do grande incêndio de há uma década e quem são os verdadeiros heróis desta nossa história pitoresca, temperada com os habituais mal-entendidos.

Maria Isaac nasceu no norte de Portugal, numa pequena vila cheia de espaço e onde as pessoas sorriem e falam alto.
É autora do livro "Onde Cantam os Grilos", finalista do Prémio Fundação Eça de Queiroz 2019, e a voz do podcast literário "Palavra". Hoje vive em Lisboa, rodeada de livros.

Podem ler a minha opinião do livro "Onde Cantam os Grilos" aqui.

domingo, 25 de abril de 2021

Escapadela Literária 2021 - Desafio de Leitura

 

Escapadela Literária 2021 - Desafio de Leitura

Olá leitores!

Depois da primeira edição em 2020, o desafio Escapadela Literária está de volta! Os livros são os grandes responsáveis pelas viagens que fazemos, sem sairmos do lugar. A pandemia de COVID 19 ainda dura, impossibilitando-nos de viajar tanto quanto gostaríamos. Este desafio está feito para que se possa viajar nas páginas dos livros, sem sairmos da segurança das nossas casas. 

O desafio terá a duração de três meses. Tem o seu início a 01 de Maio e fim a 31 de Julho. Durante este período de tempo, têm de preencher 12 categorias de leitura. Passo a apresentá-las:

  • Capa com um céu azul
  • Livro de um autor francês 
  • História de uma paixão "de verão"
  • Livro de um autor australiano 
  • Capa com uma estrada ou caminho
  • Um livro sobre livros
  • Narrativa com acção numa zona rural
  • Capa com praia, mar ou campo
  • Título com a palavra chuva, sol ou vento
  • Livro de um autor norte-americano
  • Um livro de um autor nórdico
  • Acção decorre num lugar paradisíaco

Por cada categoria tem de ser lido um livro. Ou seja, no final do desafio de leitura terás conseguido ler 12 livros. 

Para que possa acompanhar as vossas leituras para este desafio, identifiquem o blogue @mantadehistorias ou usem o #escapadelaliteraria nas vossas redes sociais.

Qualquer dúvida que tenham, não hesitem em deixar em comentário as vossas questões. 

Posso contar convosco?

Boas leituras!


Caso queiras participar em outros desafios de leitura, estão a decorrer dois desafios anuais distintos aqui no blogue. O Desafio de Leitura Manta de Histórias 2021 e o Lê Português

Gostaste deste desafio? Partilha! Comenta! Participa!

quinta-feira, 1 de abril de 2021

O Lugar das Árvores Tristes, de Lénia Rufino - Novidade Manuscrito

 

O Lugar das Árvores Tristes, de Lénia Rufino - Novidade Manuscrito

ISBN 9789898975805 
Nº de Páginas 224 
Data de Lançamento 3/2021 
Dimensões 232 x 155 x 15 mm 
Formato Capa Mole 
PVP: 14,90€

Sinopse
Isabel não tinha medo dos mortos. Gostava de passear por entre as campas do cemitério, a recuperar as histórias da morte daquelas pessoas. Quando a falta de alguma informação lhe acicatava a curiosidade, perguntava à mãe...
Quando esta se recusa a dar-lhe uma resposta sobre uma mulher chamada Eulália, Isabel inicia uma busca por esclarecimentos. Só que ninguém quer falar sobre o assunto e, Inesperadamente, Isabel vê-se confrontada com uma teia de mentiras, maldade, enganos e crimes que a levam a compreender o passado misterioso da mãe e a forma quase anestesiada da sua existência.
Um romance de estreia profundamente sagaz e envolvente que faz um retrato do interior português preso na tradição religiosa da década de 1970.

LÉNIA RUFINO nasceu em 1979, em Lisboa. Cresceu nos subúrbios, rodeada de livros. Estudou Publicidade e Marketing, mas devia ter estudado Psicologia Criminal, a sua grande paixão a par da escrita. Aos dez anos escreveu o seu primeiro conto e decidiu que, um dia, haveria de ser escritora. Demorou trinta e dois anos a conseguir. Publicou vários contos no DNJovem e lamenta a extinção desta plataforma de divulgação de novos talentos. É autora de blogues desde 2003. Atualmente, colabora com o Repórter Sombra (www.reportersombra.com), onde publica contos mensalmente. O Lugar das Árvores Tristes é o seu primeiro romance.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Desafio Ler com Elas - II Edição

Desafio Ler com Elas  - II Edição


Olá mantólicos!


À semelhança do que aconteceu em 2020, venho trazer-vos a II Edição do Desafio de Leitura, LER COM ELAS, que irá decorrer durante os meses de Março e Abril. Inícia a 1 de Março e termina a 15 de Abril

Este desafio de leitura foi criado com o intuito de motivar para a leitura de livros escritos por mulheres, sejam elas autoras nacionais ou internacionais.

O que é pretendido é que durante todo o mês de Março e primeira quinzena de Abril, as leituras sejam direccionadas para livros escritos por mulheres, com protagonistas mulheres. Estas duas características são obrigatórias. 

Como já é hábito, nos desafios de leitura da Manta de Histórias, irão manter-se as categorias. Neste desafio serão 5, que passo já de seguida a apresentar:

Elas nas relações amorosas
Elas e os seus direitos
Elas e os preconceitos
Elas na História
Elas na família 

Passo então a explicar cada categoria e o que deverão ler:

Elas nas relações amorosas: Deverão incluir livros do género literário romance, ficção ou não ficção. Aqui importa ler sobre como as mulheres vivem os seus relacionamentos amorosos. 

Elas e os seus direitos: Aqui deverão ler livros dentro da ficção, romance, ensaio, não-ficção, onde se abordem questões relacionadas com os direitos das mulheres, a falta deles e a luta por alcançá-los. 

Elas e os preconceitos: Devem incluir livros dos géneros literários romance, ficção e não ficção. Aqui deverão incluir histórias de mulheres que lutam ou que sofrem com algum tipo de preconceito, seja ele profissional, familiar, de género, de raça, de orientação sexual, etc. 

Elas na História: Os géneros literários a ler serão romance, thriller histórico, ficção ou não ficção. Nesta categoria importa destacar mulheres (reais ou ficcionais) que tenham tido um papel preponderante e activo em certos momentos da História universal.  

Elas na família: Importa ler sobre mulheres que são mães, irmãs, tias, avós, etc. que nos inspiram pelas suas histórias de vida. Aqui os géneros literários a incluir devem ser romances, thrillers, ficção ou não ficção.  

Depois de tudo explicado, só me resta perguntar-vos:
Aceitam o desafio?

A quem participar, não deixem de partilhar as vossas leituras nas redes sociais com a hashtag #lercomelas. Ou então podem partilhar as leituras, no sítio do costume, o nosso Clube de Leitura

Boas leituras!

domingo, 31 de janeiro de 2021

[A minha Opinião] Apneia

 

Apneia de Tânia Ganho

Apneia é a minha leitura de estreia com a escritora portuguesa Tânia Ganho. Este livro foi uma de duas leituras conjuntas, que realizei no Clube de Leitura Manta de Histórias. Bendita votação que me possibilitou a mim e a muitos outros membros do Clube, a embarcarmos nesta viagem.

Para quem ainda não leu e está na dúvida ou assustado com as 696 páginas, só vos tenho a dizer, leiam. Esta leitura surpreendeu-me. Surpreendeu-me pela escrita maravilhosa da autora. Surpreendeu-me pela temática abordada. Surpreendeu-me pelo grande trabalho de pesquisa. Surpreendeu-me pela carga emocional. Surpreendeu-me pela fluidez da leitura. 

Antes de iniciar este livro, já tinha algumas indicações que seria uma leitura dura, com grande carga emocional. Ler sobre violência doméstica é sempre cruel. Confesso que estava apreensiva. Sou uma leitora facilmente impressionável. Estava com receio de não conseguir ler esta história, caso houvessem passagens mais sensíveis. Uma coisa é certa, apesar de não haver passagens graficamente chocantes, esta história esgotou-me de início ao fim. 

A autora conseguiu, de forma brilhante, passar o sufoco, a impotência, a desesperança da personagem principal Adriana, e do seu filho Edoardo. Conseguiu também passar-me o sentimento de revolta, de ódio, de incredulidade em relação a Alessandro. Como é possível um ser humano ser capaz de tanta crueldade em relação a outro? Como é possível um homem ter tanto ódio pela sua mulher? Como é possível um pai negligenciar e perturbar tanto um filho? E conseguiu também retratar a realidade nua e crua da nossa justiça. Que é morosa, penosa, que nem sempre protege as vítimas e que deixa em liberdade o agressor. 

Apesar de durante a história serem narradas passagens muito idênticas da vida de Adriana e Edoardo, e de alguns leitores as acharem desnecessárias, não as entendi como tal. A meu ver a autora quis passar ao leitor a atmosfera de intranquilidade e repetição da violência. Quis transportar o leitor para aquele ambiente pesado e negro. Nesse aspecto foi brilhantemente conseguido. 

Esta história mexeu-me de tal forma com os nervos e emoções, que em diversas alturas da história quis gritar com todas as personagens. Quando um livro nos desperta este tipo de reacções só temos uma coisa a fazer, deixá-lo assentar. São livros que marcam, que fazem reflectir, que revoltam e que temos sempre de recomendar a leitura. E é isso que aqui vou fazer, recomendar-vos sem reservas esta leitura. Quer se goste ou não do final deste livro, será sempre um grande livro, escrito em português, por uma autora portuguesa. 

Depois desta leitura, já estou a pensar em adquirir mais livros da Tânia Ganho. Com este livro a autora ganha mais uma fã. 

Boas leituras! 

"O trauma é um ruído com que as vítimas vivem de manhã à noite, o ruído da violência sempre presente, ao acordar, ao deitar, e pelo meio, a tentativa de ser normal. A normalidade ansiada e que, a cada momento de insegurança ou frustração, se percebe que está longe de ser uma realidade."

🌟🌟🌟🌟🌟 

 

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Entrevista à revista Somos Livros

 


1. Para quem não conhece, o que é o Manta de Histórias? De onde surgiu o nome?
O blogue literário Manta de Histórias surgiu há mais de oito anos. Nasceu da necessidade de partilhar as minhas leituras e de divulgar
o tanto que se faz no mundo literário. Quanto ao nome, surgiram várias possibilidades na altura mas este foi o escolhido. É uma bela Manta de Histórias porque enquanto leitora, adoro o conforto da minha manta, a companhia dos meus livros e as suas inúmeras histórias.

2. Qual é a missão principal da Manta de Histórias?
Sensibilizar para a importância da leitura, motivar quem não lê com regularidade e dar um espaço aos leitores, onde se sintam em casa para partilhar esta paixão dos livros. Sei que o meu blogue é uma gota de água num oceano. Mas se conseguir de alguma forma motivar quem me segue a recomeçar a ler ou a manter o gosto diário pela leitura, já estarei a cumprir a missão do blogue.

3. Os blogues sobre livros e literatura têm, ou poderão ter, alguma influência relevante na promoção da leitura?
Os blogues têm influência na promoção da leitura e poderão ter muito mais. É muito comum encontrar recomendações de leitura, os mais variados desafios de leitura e diversos Clubes de Leitura online que incentivam e promovem a leitura. Os blogues literários, por terem a personalidade singular de quem os escreve, são canais que aproximam leitores e possibilitam a partilha de opiniões.

4. Ao navegarmos no Instagram, somos levados quase a pensar que ler estar na moda. Por outro lado, em 2019, cada português comprou, em média, um livro. O que pensa destes números?
Enquanto leitora e blogger esses números assustam-me. Pensar que somos poucos a partilhar a paixão pelos livros entristece-me. O que é facto é que hoje em dia as novas tecnologias são mais tentadoras. É mais fácil alguém distrair-se no telemóvel, nas redes sociais em vez de substituir esse tempo a ler. Mas estes números também refletem a pouca predisposição dos portugueses para a leitura. É preciso apostar cada vez mais na sensibilização e educação para a leitura. seja de crianças, jovens e adultos. Conhecimento é poder. 

5. Quais os fatores que mais a influenciam na hora de comprar um livro?
Mantenho uma lista de livros desejados. Como devem calcular é gigante! Na hora de comprar sou muito ponderada. Gosto de adquirir livros, sempre que possível, com alguma promoção associada. Costumo ler opiniões de leitores a respeito dos livros antes de fazer a compra. Dou prioridade aos meus géneros literários e temáticas favoritas. Se for uma compra por impulso, normalmente uma capa atrativa e uma sinopse chamativa, são factores decisivos.  

6. Que blogues segue religiosamente?
O meu blogue consome imenso tempo, mas gosto de acompanhar o que é feito pelos meus pares. Gosto imenso de ler as opiniões maravilhosamente escritas da Carla Ribeiro, do blogue As Leituras do Corvo. Dentro do género literário dos thrillers e policiais, acompanho de perto as opiniões da Vera Brandão, do blogue A Menina dos Policiais. E por último mas não menos importante, o blogue Somos Livros. Gosto muito dos artigos da rubrica Livrólicos, da originalidade da Bula Literária e das entrevistas.

7. Que livros tem na sua mesa de cabeceira, neste momento?
Neste momento tenho essencialmente thrillers. Como está a decorrer, no meu blogue, o desafio de leitura Trilhar Thrillers, na mesa de cabeceira reina esse género literário. De entre vários tenho As Cores do Assassino de Sarah J. Harris, O Anjo de Munique de Fabiano Massimi, Paranoia de Lisa Jackson, Não Fujas Mais de Harlan Coben, A Rapariga Fatal de Leslie Wolfe, entre outros. Sim, a pilha de livros é grande!  

8. Qual é o livro da sua vida?
É sempre complicado responder a esta questão. Enquanto leitora tenho muitos livros que me marcaram por diversas razões.
Um dos que mais me carcou foi o Viver depois de ti, de Jojo Moyes. Emocionei-me com personagem marcantes e empáticas, onde além do elogio ao amor, aborda uma temática muito sensível, contorversa e actual, a eutanásia. É um dos livros que gosto sempre de recomendar a leitura.  
 
9. Se tivesse a oportunidade de juntar três dos seus autores preferidos na mesma sala, quem seriam?
Tenho de começar por referir o meu escritor português favorito, o Nuno Nepomuceno. Acompanho o autor desde o início da sua carreira e como tal tinha de estar nessa sala. A Colleen Hoover, que acompanho desde o primeiro livro editado em Portugal, e que é a rainha do romance. E por último a dupla de escritores Hjorth e Rosenfeldt, da fantástica série Sebastian Bergman, do melhor que já li dentro do género thriller.  

10. E se alguém só pudesse ler três livros ao longo da sua vida, que imprescindíveis sugeria?
A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón. Um livro para todos aqueles que adoram livros, a escrita, o universo literário e a neblina de Barcelona.
A Outra Metade de Mim, de Affinity Konar. Porque é importante não esquecer a História. É um livro sobre o Holocausto, sempre dificil de ler mas ao qual nos rendemos. A escrita da autora é de uma grande sensíbilidade e beleza, apesar da história terrível que é narrada.
Por último, mas não menos importante, O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry. Uma história intemporal que nos recorda que o amor é e sempre será o que nos salva.

Obrigada à Bertrand Livreiros pelo convite que me endereçou. Foi um gosto dar esta entrevista e figurar na Revista e Blogue Somos Livros. 

Deixo aqui ficar o link da entrevista, no blogue Somos Livros. Veja aqui.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Novidades Editoriais de Janeiro - Saída de Emergência

Femicídio  Pascal Engman

ISBN: 9789897733703
Ano de edição ou reimpressão: 01-2021
Editor: Saída de Emergência
Encadernação: Capa mole
Páginas: 400
PVP: 18,80€

Sinopse
Com o feminismo e o movimento #metoo a ganharem força, está a crescer igualmente uma rede digital de homens que odeiam as mulheres. Eles autodenominam-se «Incels», refugiam-se nos recantos mais obscuros da Internet e estão unidos no seu desejo de vingança contra as mulheres que nunca olharam para eles.
A norte de Estocolmo, uma mulher é encontrada morta no seu apartamento, num ataque brutal que aponta para um único suspeito. No entanto, quando a detetive Vanessa Frank assume a investigação fica com a sensação de que está em falta um elemento fundamental.
Quando a investigação começa a apontar para o possível envolvimento da sinistra rede de Incels nos crimes, Vanessa questiona-se se o ódio destes misóginos os poderá levar a um ataque em massa, imprevisível e num lugar supostamente seguro para as mulheres…


O Sacrifício da Rainha  Laurie R. King


Sinopse
1915. Sherlock Holmes está reformado e completamente dedicado ao estudo das abelhas quando uma adolescente tropeça literalmente nele em Sussex. Desajeitada mas muito determinada, a jovem Mary Russell impressiona o detetive com a sua inteligência, ousadia e vivacidade. Sob a tutela e proteção de Holmes, a jovem desenvolve os seus dotes para a investigação e prova estar à altura de ser parceira do detetive mais famoso do mundo.
Quando ambos são chamados a Gales para ajudar a Scotland Yard a encontrar a filha de um senador americano, esta parceria é colocada à prova. Este é um caso com ligações internacionais, e as pistas apontam para o passado de Holmes, onde um vilão se move nas trevas com jogadas precisas como num jogo de xadrez.
Pleno de dedução brilhante, dissimulação e perigo, este primeiro livro da parceria Mary Russell-Sherlock Holmes é o início de uma série aclamada internacionalmente.
Nomeado como um dos 100 melhores livros de mistério do século pela Independent Mystery Booksellers Association

quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

[A minha Opinião] O Cardeal

 

O Cardeal de Nuno Nepomuceno

Janeiro já começa a ser sinónimo de um novo livro do Nuno Nepomuceno. O ano passado, por esta altura, já andava toda entusiasmada com a leitura de A Morte do Papa. A isto é que eu chamo começar bem o ano! 

Não é segredo para ninguém que sou super fã dos livros do autor. É o meu autor português favorito. Os seus livros são fantásticos. Além disso é uma pessoa humilde e tudo faz para manter o contacto com os seus leitores. É o completo oposto do escritor Adam Immanuel, presente em O Cardeal. 

Antes de avançar para a minha opinião sobre esta leitura, só quero referir o magnífico trabalho da Vera Braga, a responsável por esta capa incrível. Acreditem, ao vivo ainda é mais bonita. 

Agora vamos lá falar sobre este livro, e que livro! Só vos digo, o Nuno Nepomuceno é o mestre do engano. Vai tecendo aqui uma teia narrativa que é qualquer coisa de fantástico. Começando pelo título do livro, O Cardeal, que tem múltiplos sentidos e significados durante a história. Quando lerem o livro irão entender o que vos digo. 

A história começa a todo o gás. O primeiro capitulo agarrou-me logo. É a terapia de choque, que o autor tão bem sabe fazer. Mas leitores, se pensam que as cenas chocantes terminam ali, então preparem-se para as páginas seguintes. E mais não vos digo! O que posso adiantar é que este livro me fez lembrar, o segundo livro da série, Pecados Santos. Não pela história ou acontecimentos narrados, mas pela violência dos crimes, o ambiente sombrio e misterioso. 

O Cardeal, além do casal Catalão, irá centrar-se em duas personagens já nossas conhecidas de A Morte do Papa, Lizzie e Adam Immanuel. É em torno delas que toda esta história se desenrola. E que novelo de intrigas e segredos aqui anda. Incrível! Estes protagonistas estão fortemente ligados ao mundo dos livros. Adam por ser escritor, mas não um por quem os leitores nutram grande simpatia, dado a sua arrogância. Lizzie, uma sub-bibliotecária, na Biblioteca de Wren, que adora livros e trabalha no que a apaixona. Todo este universo literário é trazido para a história e encaixa na perfeição na narrativa. 

Outro pormenor que gostei muito foi o de reencontrar outras personagens, de livros anteriores da série. Irão aparecer nesta história John Ashton-Davies, um antigo professor de Afonso Catalão, bem como a Sofia Conti, uma antiga aluna de Afonso, que conhecemos no livro A última ceia. 

De Lisboa a Cambrigde, cidade já nossa conhecida e marcante para Afonso Catalão, passando por Londres, a Cidade do Vaticano e Amesterdão, esta leitura é uma viagem. A história só tem a ganhar com todas estas realidades e paisagens. O autor transporta-nos para todos estes sítios e faz-nos viajar sem sairmos do lugar. Senti-me como uma turista, numa visita guiada pelo Nuno Nepomuceno. 

São tantos os aspectos positivos deste livro, a escrita do Nuno Nepomuceno, que está cada vez melhor de livro para livro. A construção da história e todas as teias de ligação tão bem urdidas. A inspiração em acontecimentos reais e que resultam muito bem na história. As personagens tão bem construídas, pelas quais senti empatia ou então um ódio de morte. A credibilidade da história e dos protagonistas, que aproxima e conquista o leitor para a narrativa. O aspecto negativo desta leitura é já a ter terminado e agora ter de esperar, pelo menos mais um ano, para voltar a ter um novo livro do autor. 

Leitores, façam um favor a vocês mesmos. Se não conhecem o autor e a série Afonso Catalão, recomendo-vos que leiam. Comecem esta viagem pelo livro A Célula Adormecida e continuem com Pecados Santos, A Última Ceia, A Morte do Papa e finalmente O Cardeal. Verão que valerá a pena descobrir este autor e todas estas histórias. Se aceitarem o meu desafio, depois façam-me saber o que acharam das leituras. 

Boas leituras! 

🌟🌟🌟🌟🌟    

terça-feira, 12 de janeiro de 2021

O que contamos ao vento, de Laura Imai Messina - Novidade Suma de Letras

 

O que contamos ao vento, de Laura Imai Messina - Novidade Suma de Letras

ISBN: 9789897841781
Ano de edição ou reimpressão: 01-2021
Editor: Suma de Letras
Encadernação: Capa mole
Páginas: 224
PVP: 16,60€

Sinopse
No lado íngreme de Kujira-yama, a Montanha da Baleia, existe um imenso jardim chamado Bell Gardia. No meio há uma cabine, dentro da qual repousa um telefone que não funciona, carregado de vozes sopradas ao vento. De todo o Japão, milhares de pessoas que perderam alguém passam por ali todos os anos e usam o telefone para falar com aqueles que já partiram.
Yui é uma jovem de trinta anos, e 11 de Março de 2011 é a data que a mudou para sempre. Naquele dia, o tsunami varreu o país onde mora, engoliu a sua mãe e a sua filha, tirou-lhe a alegria de estar no mundo.
Ao saber, por acaso, daquele lugar surreal, Yui vai até Bell Gardia e conhece Takeshi, um médico que mora em Tóquio e tem uma filha de quatro anos, que emudeceu no dia em que a mãe morreu. Quando Yui percebe que aquele lugar precioso corre o risco de ser arrasado por um furacão, decide enfrentar o vento, tanto aquele que sacode a Terra como o que levanta a voz de quem já não está presente.

Laura Imai Messina nasceu em Roma. Aos 23 anos, mudou-se para Tóquio, onde obteve um Doutoramento na Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio. É professora em algumas das universidades mais prestigiadas da capital japonesa. Depois de alguns romances publicados em Itália, O QUE CONTAMOS AO VENTO, baseado na existência real do Telefone do Vento, é a sua estreia internacional. Os direitos foram vendidos para mais de 20 países antes da sua publicação em Itália, onde vendeu mais de 30 000 exemplares e se manteve na lista de mais vendidos durante mais de 13 semanas.

Podem comprar o livro através do meu link de afiliada Wook ou Bertrand.