sábado, 17 de janeiro de 2026

[A minha Opinião] - Haverá Mar

 

A Ann Yeti já não é, para mim, uma autora desconhecida. Haverá Mar é o terceiro romance que leio, após Um fio de Sangue e Um pingo na água. 

Haverá Mar, é uma narrativa que se constrói como uma lenta travessia no mar, por vezes dura, mas inevitavelmente transformadora. 

Acompanhando várias gerações de uma família, o romance dá palco a cinco mulheres, cinco Marias, cujas vidas, embora distintas nos seus caminhos e nas suas escolhas, se unem por um fio invisível de coragem e resiliência. Ann Yeti não embeleza a existência e experiência feminina, nem a memória familiar, pelo contrário, expõe as suas fissuras, falhas, os silêncios e as dores que passam de geração em geração como marés.

A escrita de Ann Yeti, sensível e bela, conduziu-me por “mares conturbados e de águas salgadas”, de uma história poderosa. Não há finais felizes forçados nem promessas fáceis de redenção. 

Baseada em factos reais, a história afirma com honestidade que nem sempre há bonança, e que crescer, amar e sobreviver implica aceitar espinhos, perdas e desilusões. Ainda assim, é precisamente nessa crua realidade que o romance encontra a sua beleza, na força silenciosa destas mulheres, na sua capacidade de continuar apesar de tudo. 

Haverá Mar é, assim, uma leitura necessária, que nos lembra que a coragem, tal como o mar, pode ser inquieta, profunda e essencial. Fica sempre o desejo de que o romance tivesse muitos mais capítulos, para poder conhecer mais profundamente estas personagens.

Mas não termino esta minha opinião sem fazer menção à capa, que a meu ver é perfeita e faz jus à história e às personagens. O azul e verde que evoca o mar e as figuras femininas que representam as cinco Marias. Perfeita!

Leitura mais do que recomendada. 

       🌟🌟🌟🌟  

                                                 


sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

Primeira Leitura Conjunta 2026

 


𝟴𝟰ª 𝗟𝗘𝗜𝗧𝗨𝗥𝗔 𝗖𝗢𝗡𝗝𝗨𝗡𝗧𝗔 𝗗𝗢 𝗖𝗟𝗨𝗕𝗘 𝗗𝗘 𝗟𝗘𝗜𝗧𝗨𝗥𝗔 𝗠𝗔𝗡𝗧𝗔 𝗗𝗘 𝗛𝗜𝗦𝗧𝗢́𝗥𝗜𝗔𝗦
Olá mantólicos! Começamos amanhã, sábado, a nossa primeira leitura conjunta de 2026, do Clube de Leitura Manta de Histórias. Vamos iniciar o ano com a leitura de uma autora portuguesa, Susana Amaro Velho, com o livro 𝗗𝗲𝘀𝗰𝗮𝗻𝘀𝗼𝘀. Uma leitura a contar para o nosso desafio de leitura 𝗟𝗲̂ 𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝘂𝗲̂𝘀

Sinopse
Laura Alarcão regressa à vila onde nasceu e cresceu para assistir ao funeral da mãe com quem não se relacionava há treze anos. Regressa a uma família devastada, ao escrutínio dos vizinhos que enfrentam os seus próprios fantasmas, a uma verdade dolorosa que a afastou da família durante anos: sente-se culpada pela morte da irmã mais nova que tragicamente caiu a um poço quando eram crianças.
Após anos de afastamento, e à medida que novas revelações contrariam tudo aquilo em que Laura sempre acreditou, relações familiares são postas à prova, numa jornada emocional e sombria onde a busca por respostas deixará um rasto de sacrifício.
Numa saga familiar profunda e comovente, Susana Amaro Velho convida o leitor a refletir sobre redenção e aceitação, sobre a vida enquanto coleção de eventos e consequências emocionais que se desdobram.
Descansos evoca a beleza dos laços que nos unem mesmo quando as maiores tragédias são capazes de nos devastar.

Primeira Leitura Conjunta 2026, Descansos de Susana Amaro Velho


Conto com a vossa participação?

sábado, 3 de janeiro de 2026

Haverá Mar, de Ann Yeti - Novidade Editorial Novembro



ISBN: 9789893652138 
Ano de edição: 12-2025
Editor: Editorial Novembro
Dimensões: 149 x 233 x 7 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 94
PVP: 15,00€

Sinopse
Haverá Mar é um romance sobre o percurso de vida de cinco mulheres da mesma linhagem, desde o início do século XX até ao presente. Relata dramas e amores vividos por essas mulheres, espartilhadas pelas condições sociais da época em que viveram ou pelas suas próprias decisões, em particular a primeira personagem que, ao fugir de um casamento de acordo com a sua classe social, desencadeia uma sucessão de acontecimentos que se vão repercutir no destino das gerações futuras.
As referências históricas contidas na narrativa destinam-se unicamente a contextualizar os acontecimentos, não havendo a pretensão de uma abordagem mais aprofundada.
Haverá Mar é uma história de ficção inspirada em alguns acontecimentos reais.

Ann Yeti é o pseudónimo de Ana das Neves, uma autora portuguesa natural de Lisboa com uma forte ligação à Austrália, país onde residiu durante vários anos. Tendo vivido repartida entre dois continentes, viajou extensivamente entre eles, por lazer e, profissionalmente, ligada ao Turismo, mas foi no Alentejo que encontrou um local de refúgio e de silêncio onde redescobriu a sua antiga paixão pela escrita e esta começou a tomar contornos mais definidos.
O gosto pela escrita acompanha-a desde muito nova pelo que foi acumulando um pequeno espólio de textos diversos e algumas incursões pela poesia. Em janeiro de 2016 fundou a Página Palavras Soltas (www.facebook.com/soltaraspalavras) com o objetivo de criar um espaço onde pessoas anónimas como ela pudessem publicar escritos originais de diferentes sensibilidades, e onde mantém um Álbum sob o acrónimo AdN.
A pulsão para escrever uma obra mais completa é relativamente recente. Em 2018 editou com a Emporium uma novela intitulada "Um Fio de Sangue" e em 2020 publicou um romance intitulado "Um Pingo na Água" com a chancela Sell Out do Grupo Narrativa.
"Haverá Mar" é o seu terceiro romance, uma obra de ação inspirada em acontecimentos reais.

terça-feira, 30 de dezembro de 2025

Lê Português 2026 - Desafio de Leitura

 

Lê Português 2026 Desafio de Leitura

Olá mantólicos! 

Este ano não consegui trazer-vos este desafio mais cedo mas espero que o vosso entusiasmo não tenha esmorecido. Ainda antes do ano acabar podem escolher algumas leituras para o ano novo! Quem acompanha o blogue sabe que o objetivo é ler pelo menos um livro, de um autor português por mês. As categorias estão super acessíveis e nada complicadas. Espero que possam ser um incentivo extra para ler mais autores nacionais. Atenção que com este desafio não quero que leiam só um livro por mês, de um autor português. Se conseguirem ler mais, excelente. O desafio é conhecer e ler autores que não temos por hábito ler, ou então manter a leitura daqueles autores que já conhecemos. 

O desafio tem início a 1 de Janeiro e termina a 31 de Dezembro. Temos 12 categorias obrigatórias e já sabem que têm de ler 12 livros. Um mesmo livro não serve para várias categorias. As categorias de substituição é para o caso de quererem trocar por uma das 12 categorias obrigatórias. Caso queiram preencher as 15 categorias ficarei ainda mais feliz.

Quanto à partilha das leituras feitas, poderão fazê-lo nas vossas redes sociais, identificando o blogue ou usando o hashtag #lêportuguês. Ou podem também juntar-se ao grupo Clube de Leitura Manta de Histórias e partilhar as leituras feitas. 

Em caso de dúvida, não hesitem em deixar cá os vossos comentários. 

Vamos lá ler mais, ou continuar a dar palco aos nossos autores nacionais em 2026?

Digam-me se gostam do desafio. Se irão participar. Os autores portugueses que querem ler. Contem-me tudo!

Bom desafio e boas leituras!   

Mant'Anual 2026 - Desafio de Leitura

 

Mant'Anual 2026 Desafio de Leitura

Olá mantólicos! 

Gostaria ter revelado o nosso desafio de leitura Mant'Anual 2026 mais cedo, mas estive a aproveitar a época de Natal com a família. Apesar de tarde, aqui está ele! Espero que este desafio de leitura vá de encontro às vossas expectativas. 

Agradeço as muitas sugestões que deixaram no Clube de Leitura. Salvaram-me a vida! O vosso entusiasmo é sempre contagiante e deixa-me super feliz. Espero que nunca o percam e continuem com o mesmo nível de participação com o qual já me habituaram. O ano de 2025, a nível de leituras, não correu como esperava, mas ainda assim foi proveitoso. Continuo a ser muito grata pelos seguidores maravilhosos que tenho, que mantêm o clube vivo e de boa saúde e que estão sempre presentes. Estou ansiosa por saber a vossa opinião a este desafio de 2026. Já sabem que quero acima de tudo que participem, que se desafiem e que se divirtam. 

Graças ao vosso contributo, pude criar este desafio. É cada vez mais difícil ser criativa e trazer-vos categorias novas e fora da caixa. Uma coisa é certa, nunca desisto de tentar e de melhorar. Agradeço as sugestões de categorias que, muitas delas, figuram neste desafio. Haverão algumas categorias mais acessíveis, outras nem tanto, mas tenho a certeza que estarão à altura do desafio. Como vos digo todos os anos, se fosse fácil não teria tanta piada. 

O desafio de leitura tem início a 1 de Janeiro e termina a 31 de Dezembro. Temos 32 categorias obrigatórias e já sabem que têm de ler 32 livros. Um mesmo livro não serve para várias categorias. 

Quanto à partilha das leituras feitas, poderão fazê-lo nas vossas redes sociais, identificando o blogue ou usando o hashtag #mantanual25 ou #mantanual. Ou então podem juntar-se ao grupo Clube de Leitura Manta de Histórias e partilhar as leituras feitas. 

Em caso de dúvida, não hesitem em deixar cá os vossos comentários. 

Agora o que interessa saber é se conto convosco. Sim?

Deixem os vossos comentários. Digam-me se gostam do desafio. Se irão participar. As vossas categorias favoritas. As categorias que acham mais desafiantes. Contem-me tudo!

Bom desafio, boas leituras e Feliz Ano Novo!  

quarta-feira, 19 de novembro de 2025

Ho Ho Ho Books - Desafio de Natal 2025

 

Ho Ho Ho Books - Desafio de Natal 2023

 

Aqui está o tão desejado desafio de Natal, o mais apetecível do ano! Desculpem o pequeno atraso na saída do desafio, ando doentinha. Mas já podem dar pulos de alegria e começar a cantarolar as canções de Natal. Corram para as vossas bibliotecas (também as públicas e dos amigos) e escolham as leituras para o desafio de leitura, Ho Ho Ho Books.

Vamos para a oitava edição do desafio, incrível, não é? Estou ansiosa para vos falar sobre ele! 

À semelhança do que aconteceu em anos anteriores, iremos iniciar o desafio ainda neste mês de Novembro. Sendo assim o Ho Ho Ho Books tem início a 20 de Novembro e termina a 6 de Janeiro, Dia de Reis.

Mantive o mesmo número de categorias das edições anteriores. Portanto temos 8 categorias para preencher. As regras continuam as mesmas, 8 categoriasum livro por cada categoria. Um mesmo livro não pode ser usado em várias categorias. 

Apresento-vos então o maravilhoso desafio.


Ho Ho Ho Books - Desafio de Natal 2025


Cá estão as 8 categorias do desafio. Acho que são bastante abrangentes e fáceis de encontrar um livro adequado. Passo então a explicar cada uma delas. 

Na categoria Livro ilustrado, o que pretendo é que agarrem nos livros infantis, juvenis ou bd's, que estão repletos de ilustrações maravilhosas! 

Na categoria Personagem generosa, não há muito a dizer. É lerem um livro que tenha na sua história uma personagem com bom coração, capaz de boas ações. 

Na categoria Título com a palavra Natal, não há nada que saber. Selecionem um livro que vos aqueça o coração, como só a época de Natal o sabe fazer. 

Na categoria Com motivos natalícios na capa, temos a nossa leitura conjunta de dezembro escolhida e quem ainda não tiver ideia do que ler, é juntar-se a nós. Fica a categoria preenchida. Quem não fizer a leitura no clube, é escolher um dos muitos livros natalícios.

Na categoria Livro pequeno como os dias de inverno, é simples de completar. Deverão ter nas vossas estantes algum livro pequenino e leitura rápida.

Na categoria Tanto doce não faz bem, livro pouco natalício, é uma das categorias deste desafio de Natal mais simples de completar. É só agarrar num thriller, num policial ou num drama. 

Na categoria Ação decorre no Natal, no inverno ou no campo, poderá ser uma escolha mais difícil por termos mais possibilidades de leitura. 

E por último, a categoria Livro com lombada vermelha, da cor do fato do Pai Natal. Aqui a escolha é super simples, difícil é escolher o livro.

Categorias apresentadas. Agora só me resta apelar à vossa participação. Que partilhem no Clube de Leitura Manta de Histórias a vossa pilha de livros para o desafio. Que vão partilhando nas redes sociais essas leituras. Fotos bonitas com as vossos livros. Ao pé das vossas árvores de Natal. No vosso cantinho de leitura. Com as vossas mantas, pijamas e meias coloridas. Ao pé desses doces, bombons e bolos de Natal. As escolhas são imensas. Não se esqueçam de identificar o blogue ou partilhar as fotos usando o hashtag #hohohobooks

Conto convosco?
Deixem em comentário a vossa opinião sobre o desafio, as categorias, as vossas possíveis leituras. Quero o vosso feedback. 

Boas leituras e bom desafio! 

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Trilhar Thrillers 2025 - Desafio de Leitura


Trilhar Thrillers 2022

 


Olá mantólicos! 

Sexta edição do Trilhar Thrillers! Começamos a loucura dos thrillers! É sempre uma motivação extra criar um desafio à medida das vossas expectativas. Lá vamos nós embarcar novamente em mais aventuras cheias de adrenalina e suspense. A exemplo de anos anteriores, já sei que andam a acumular os thrillers para ler nos próximos meses. Portanto está na hora de os irem tirar das estantes e escolher as leituras. Estou super curiosa para conhecer as vossas pilhas de thrillers!  

À semelhança dos últimos anos, o desafio irá ter o seu início a 1 de Agosto e termino a 31 de Outubro. Serão três meses de leitura de thrillers. O que se pretende é que vocês completem, uma, duas, ou três linhas. Ou seja, quatro, oito ou doze categorias/ livros. Na imagem seguinte têm as categorias do desafio. (Cliquem na imagem para aumentar)


Trilhar Thrillers 2025 - Desafio de Leitura


primeira linha do desafio é constituída pelas seguintes categorias: Thriller cuja capa te lembre calor (ex: Deus da Floresta, de Liz Moore); Queria ler em 2024 (ex: Sou o Seu Silêncio, de Jordi Lafebre); Lombada Amarela (ex: O Sanatório, de Sarah Pearse) e Título com três palavras (ex: Um Por Um, de Ruth Ware). Aqui as categorias são extremamente simples e não haverá dúvidas quanto aos livros a ler. 

Na segunda linha, têm as seguintes categorias: Título Escrito a Preto (ex: Como Matar a Tua Família); Ritmo alucinante da ação; Thriller psicológico (ex: O Segredo da Criada, de Freida McFadden) e Último Thriller Adquirido (O meu outro marido, de Dorothy Koomson). 

Quanto à terceira linha do desafio, temos as seguintes categorias: Livro de uma Série que Gostas Muito (ex: O rapaz na Neve, de Samuel Bjørk); Capa com Local Isolado (ex: M. W. Craven); Autor Nórdico (O Verão do Lobo, de Hans Rosenfeldt) e Detetive Homem (ex: Toda a Verdade, de Cara Hunter)

Desafio e categorias estão apresentadas. Cabe a cada um de vós, escolher a linha ou linhas que quer preencher. Já sabem que não podem usar o mesmo livro em categorias diferentes, mas podem usar o mesmo livro em desafios diferentes. Neste caso um livro que leiam para este desafio, poderão encaixar nos desafios Mant'anual e no Lê Português

Qualquer dúvida que tenham, podem deixar em comentário, enviar um e-mail ou enviar mensagem através das redes sociais do blogue. Já sabem que tudo é acompanhado de perto e ao segundo, no Clube de Leitura Manta de Histórias. Para eu conseguir acompanhar as vossas leituras nas redes sociais, identifiquem o blogue ou usem a #trilharthrillers

Gostaram das categorias deste ano?
Conto convosco?

Boas leituras