quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

[A minha Opinião] O que nos magoa

O que nos magoa

Um dos objectivos a que me propus este ano, é ler mais escritores portugueses. Inclusive, como já todos os leitores do blogue devem saber, há um desafio de leitura a decorrer, o Lê Português. Como tal, este novo livro, do jovem autor português Diogo Simões, integra-se na perfeição nesse desafio. 

Este não é o primeiro livro escrito pelo autor, que já conta com alguns livros no seu reportório. No entanto é a minha primeira abordagem à escrita do Diogo Simões. 

Não classificaria este livro como um romance. Na minha opinião é um livro que se integra perfeitamente no género jovem adulto. Os protagonistas são jovens na faixa etária dos 17, 18 anos. Atravessam algumas dificuldades tanto a nível pessoal, escolar ou social. Lidam ou estão expostos a situação de exclusão social, bullying, abandono familiar. São abordados outros temas sensíveis como sexualidade, drogas, pobreza e exclusão social. 

O livro apresenta-nos a história de dois jovens, a Francisca e o Daniel. Jovens com idades muito próximas, mas com realidades sociais muito diferentes. Francisca vive com a sua mãe, estuda e trabalha durante o verão na pequena livraria da mãe, O Cantinho das Letras. Francisca anseia ir para a universidade, mesmo não sabendo ainda bem para que curso. Mas anda sempre atormentada, inquieta, porque precisa que a sua mãe lhe dê algumas respostas sobre o abandono do seu pai. Daniel vive com os seus avós, depois de ser abandonado em tenra idade pelos pais. Passa por todo o tipo de dificuldades em casa. Não tem ambição de continuar os estudos, porque não tem forma de os pagar. Apesar de ter o coração no lugar certo, dá-se com as pessoas erradas e tem comportamentos desviantes. 

Esta história, contada a duas vozes, por Francisca e Daniel, transporta o leitor para duas realidades sociais completamente opostas. Realidades que o autor foi buscar, a muitas das suas experiências como assistente social estagiário. Neste caso é Francisca, que se depara com um Daniel misterioso, e que vai descobrindo aos poucos, a dura realidade de vida de Daniel.

Gostei da escrita do autor, fluída e de fácil leitura. Do facto de ter abordado temas sensíveis e muitas vezes ignorados socialmente. Da história nos levar a reflectir e de apelar à nossa atenção. De alguns apontamento de humor presentes na história. Sendo eu uma leitora, adorei que um dos cenários escolhidos, tenha sido uma livraria. 

Do que menos gostei, foi do facto de logo no início da narrativa, nas entrelinhas, o autor revelar algo da história, que se continuasse em segredo, teria conseguido o efeito surpresa desejado. Talvez a intenção do autor não fosse essa. Acho que faltaram momentos surpreendentes, arrebatadores. 

No geral, é um livro que cumpre o seu propósito, entreter, informar, sensibilizar e tornar-nos pessoas mais atentas às realidades que nos rodeiam. Porque quando olhamos para uma pessoa não conhecemos as suas dores e lutas diárias. 

Boas leituras!  

3 comentários :

  1. Adorei a opinião, fica debaixo d'olho e a capa é linda! 😍

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Isabel, pela opinião. Estava um pouco curiosa em relação ao livro, pois não conheço o autor, isto é, não li nada dele. Parece um livro interessante para a biblioteca escolar.
    Continuação de Boas Leituras!

    ResponderEliminar
  3. https://alivoaqui.blogs.sapo.pt/tag/meu+livro

    ResponderEliminar