segunda-feira, 5 de agosto de 2019

[A minha Opinião] A ilusão de Merit

A ilusão de Merit

Já não é segredo nenhum que sou uma grande fã dos livros da Colleen Hoover. "A ilusão de Merit" é o sétimo livro da autora, publicado em Portugal. É também o sétimo livro que leio da autora. 

Quando comprei o livro, já muitos leitores o tinham lido e as opiniões eram diversas. Uns que tinham adorado o livro. Outros que comentavam que fugia um pouco ao que a autora apresenta habitualmente. Quanto a mim, a experiência com esta leitura foi a seguinte, primeiro estranha-se, depois entranha-se. 

A autora, desta vez, presenteou os leitores com um romance jovem-adulto. A temática central abordada, a depressão. Não é um tema sobre o qual é fácil escrever, mas a Colleen Hoover soube, de forma inteligente, sensível e bem humorada, tratar da temática. 

Merit Voss, personagem central da narrativa, não tem uma dinâmica familiar comum a tantos outros jovens. Mas será que hoje se pode falar de comum? A sua realidade familiar é algo peculiar, começando pelo lugar onde habitam. É uma das muitas singularidades da família Voss. Merit sofre na pele esta realidade e deixa-se moldar por ela. Vemos traços na sua personalidade que são fruto das suas experiências familiares. Merit é uma rapariga mais fechada, sensível, revoltada, desiludida com a vida e com os seus familiares. Até o dia que se apaixona e que resolve revelar segredos há muito escondidos. 

Continuo a gostar da forma de escrita acessível e fluída da autora. Dos capítulos curtos e cheios de diálogos, que fazem avançar na leitura. Das personagens criadas pela autora, que são sempre singulares e bem construídas. Das temáticas sensíveis abordadas pela autora. De como o amor é sempre a chave e a cura para tudo. 

Será que este livro entra nos top dos meus livros favoritos? Não, não entra, apesar da história e as personagens me terem conquistado aos poucos. Comparativamente a outros livros que li da autora, este não me arrebatou. Mas continuo a recomendar-vos a leitura. Não lemos todos de maneira igual um mesmo livro. Acredito que para alguns leitores este livro chegará à categoria de maravilhoso. Infelizmente para mim, que criei expectativas demasiado altas, não correspondeu. 

Ficarei agora a aguardar o novo livro da autora, que será publicado a 11 de Novembro pela Topseller. 
Boas leituras!   

🌟🌟🌟🌟

1 comentário :