quinta-feira, 8 de agosto de 2019

[A minha Opinião] 1793

a minha opinião 1793



O que dizer deste livro?

Foi um valente desafio para mim. Tirou-me da minha zona de conforto. Deu-me luta. Deu-me indisposição. Mexeu-me com as emoções. Pensei algumas vezes que não o ia conseguir ler. Mas insisti, continuei e terminei muito satisfeita. 

Ser facilmente impressionável, sensível, é uma vantagem mas também desvantagem. Vantagem porque facilita a empatia pelos personagens, desvantagem, porque em passagens mais chocantes, cruas, descritivas, mórbidas, deixa-me em apuros. Interiorizo demasiado o que leio. Este livro foi uma luta tremenda em algumas passagens. 

1793, apesar de sombrio, é uma lufada de ar fresco. Tenho lido muitos thrillers nos últimos tempos e este, de facto, destaca-se dos demais. É considerado um thriller histórico e é a estreia absoluta de Niklas och Dag, neste mundo dos livros. E que estreia esta! 

A autor oferece uma história passada em Estocolmo, em finais do século XVIII, uma cidade sombria, com grandes desigualdades sociais, onde impera o poder da igreja, onde é aplicada a pena de morte e o salve-se quem puder pelo povo de Estocolmo. O cenário é perfeito para o crime hediondo que aqui terá lugar.   

Quanto à narração da história, cabe a várias personagens fazê-lo, construindo uma teia que liga na perfeição todos os seus pontos. Mickel Cardell, guarda, Cecil Winge, agente da policia, Kristofer Blix, um jovem aspirante a médico e Anna Stina, uma jovem sofredora, são as personagens centrais da história, todas elas ligadas a uma teia perfeita. 

A história centra-se na investigação de um crime mórbido e chocante. Durante os inúmeros capítulos vou juntando mentalmente as peças de um puzzle, pensado na perfeição por Niklas och Dag. Não há dúvida nenhuma que as personagens foram bem construídas e que o ambiente sombrio e negro de Estocolmo serviu na perfeição o crime. É notória a investigação histórica feita pelo autor, para melhor enquadrar e valorizar a história. Quanto à escrita é fluída e cuidada, rica em diálogos e pensamentos. 

O que não gostei do livro? A letra pequena, que exige mais esforço na leitura. Os nomes suecos, longos e impronunciáveis. O facto de a mesma personagem ser referida ao longo do livro por nomes diferentes. No inicio da leitura é preciso estar atento a esses nomes para ligá-los correctamente às personagens. 

No geral, é uma estreia fantástica do autor. Uma história arrepiante, sombria e cruel. Aos leitores, que como eu, são facilmente impressionáveis, irá requerer coragem para ler certas passagens do livro. No final, irá valer a pena ultrapassar esse obstáculo e ler esta história. 

Ficarei atenta ao autor e irei querer ler o próximo livro. 

Boas leituras! 

🌟🌟🌟🌟

4 comentários :

  1. humm parece-me bem, mais um para acrescentar à minha TBR!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria, recomendo mesmo a leitura. Depois diga o que achou do livro.

      Eliminar
  2. Respostas
    1. É uma leitura que vale a pena, bem diferente dos thrillers que tenho lido. Depois digam-me o que acharam ;)

      Eliminar