quinta-feira, 8 de maio de 2014

Água, Pedra, Coração [A minha Opinião]


Will North não é para mim um autor desconhecido. Já tive a oportunidade de ler "Entre o Céu e a Montanha", um romance que conta a história de um amor terno e maduro, que me conquistou. Por ter adorado o primeiro livro, tinha obrigatoriamente de ler "Água, Pedra, Coração". A capa maravilhosa e uma sinopse apelativa também contribuíram para a minha crescente curiosidade. 

Mais uma vez o autor leva-nos a passear por um cenário idílico, Boscastle, na Cornualha. As paisagens descritas fazem daquele cantinho um refugio maravilhoso. É impossível o leitor não se apaixonar por aquele local, pelas suas gentes hospitaleiras, pelos costumes e pelas personagens que nos vão sendo apresentadas.

Andrew Stratton e Nicola Rhys-Jones são dois corações partidos e sós que se irão cruzar, não sabendo como irão mudar a vida um do outro. Andrew refugia-se em Boscastle, para fugir à dura realidade de um divórcio ainda bem presente. Nicola refugiou-se alguns anos antes naquele local, pelas mesmas razões, a grande diferença é que veio fugida de um marido abusador. Nenhum deles quer envolver-se num relacionamento, nem estão preparados para tão grande grau de intimidade, assim julgam. 

Adorei Andrew e Nicola. Foram personagens bem construídas. Andrew um arquitecto, professor, que questiona a fase da vida em que se encontra, e que parte em busca daquilo que o apaixona. Aventura-se num curso de construção de muros de pedra, que mais do que assentar pedra o ajudará a descobrir-se a si próprio e o que quer da sua vida. Nicola é uma artista cheia de talento mas que se refugia no seu canto e não dá hipótese nem se arrisca a ter qualquer tipo de intimidade com um homem. São dois corações feridos e teimosos que só numa altura de catástrofe, vão verdadeiramente descobrir o que sentem um pelo outro. A pequena Lee também foi uma personagem que me conquistou. Uma criança de nove anos com uma sensibilidade e inteligência fora do normal, mas que também nos conquista pelo seu lado inocente e ingénuo. Lee cria laços de amizade com Andrew e Nicola e é essa convivência que anima a narrativa. 

O aluvião presente nesta história foi muito bem descrito. O autor conseguiu de forma brilhante e realista, transportar o leitor aquele cenário devastador. Consegui imaginar o terror e a aflição das personagens naquele cenário de horror. Quando sabemos que uma catástrofe destas realmente aconteceu naquela zona, em 2004, sentimos com mais profundidade as palavras escritas. 

O autor surpreendeu-me com o rumo que a história tomou, mas acabei por concordar que não haveria melhor conclusão para esta história. 

Espero voltar a ler um novo romance de Will North muito em breve.

Boas leituras!

2 comentários :

  1. Olá :)
    Confesso que nunca ouvi falar de Will North, mas ler a sua opinião acabou por levar a acrescentar este livro à lista de livros que gostaria de ler :).
    Beijinhos

    Rosana
    http://bloguinhasparadise.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rosana, fico feliz quando uma opinião influencia outros leitores. Li os dois romances de Will North e gostei dos dois. É verdade que o que sentimos a ler um livro é muito pessoal, e o meu gosto pessoal poderá ser diferente do seu. Mas se for uma romântica incurável como eu, certamente irá gostar deste romance. Obrigada pelo seu comentário. Boas leituras

      Eliminar