sábado, 21 de março de 2020

Conversa de Livro - Poema de Bela Gouveia


CONVERSA DE LIVRO

Dizes que sou bonito,
Diz o livro aos leitores.
Meu interior contrito,
Agradece os louvores.
Policial ou romance,
Prosa ou poesia,
Sou livro ao alcance,
De quem por gosto o lia.
Se no começo não gostas,
Fico a um canto arrumado,
Mas faço as minhas apostas,
Ainda vou ser terminado.
Enquanto fico de lado,
Outro vais procurar,
Que te faça mais ligado,
Ao conteúdo ficar.
Mas lá bem no fundo,
Sentes certa nostalgia,
De qualquer forma ou modo,
Vou ser lido um dia.
De tanto que és teimosa,
Olhas pra mim de lado,
E me dizes toda airosa,
Espera está quase acabado.
Agarrada à minha capa,
Procuras onde ficaste,
E terminas à socapa,
O que para trás deixaste.
Ao terminares comigo,
Ficas de coração cheio,
Dizes-me que sou bonito,
Que não era assim tão feio.

1 comentário :

  1. Conversa atinada de quem conhece o seu leitor. É mesmo assim, quando o leitor porventura não gosta à primeira de um livro, dá-lhe quase sempre uma segunda oportunidade.
    Parabéns à autora!
    Isabel, dava um belo marcador para o dia 23 de Abril. Homenagem ao livro, à poesia e à sua mãe.
    Boas leituras!
    Graciosa Reis

    ResponderEliminar