sexta-feira, 6 de março de 2020

[A minha Opinião] Um Pingo na Água

Um Pingo na Água

Ann Yeti não é uma autora desconhecida para mim. Tive o privilégio de ler o seu primeiro livro "Um Fio de Sangue". Confesso que estava muito curiosa para ler este seu novo livro.

Um pingo na água", mantém o registo que a autora já me habituou. A Ann Yeti tem uma linguagem  muito própria. Com a sua escrita cuidada, elegante e algumas vezes poética, conduz habilmente o leitor ao longo da narrativa. É por isso que digo sempre que os seus livros sabem-me sempre a pouco. 

No que à história aqui narrada diz respeito, temos três personagens, com maior destaque para a Ana. Ana é uma mulher independente, bem sucedida profissionalmente, com um fiel grupo de amigos, mas que em questões de coração,  nunca se dá totalmente a alguém. Este muro que levanta, tem raízes profundas no seu passado. A questão é se será Ana capaz de derrubar esse muro e deixar alguém entrar. Obviamente que não vos irei revelar se o consegue ou não fazer. 

Quanto aos personagens secundários, temos João e  Carlos. Dois homens completamente distintos um do outro, mas com algo em comum, a sua paixão por Ana. Agora vocês estarão a pensar que a  história narra um trio amoroso. Até podia ser mas não é. Longe disso! A história narra um período da vida de Ana, que a leva numa viagem de atribuladas emoções.
É também uma história de segundas oportunidades. Porque nisto da felicidade, nem sempre se acerta à primeira.

Mas como a Ann Yeti já me habituou, todas as suas histórias têm sempre um tanto de sensualidade, outro tanto de rebeldia e uma reviravolta inesperada.

Para o próximo livro, fico à espera do dobro das páginas, com mais camadas de história para ir desvendando.

Boas leituras!

🌟🌟🌟

Saiba mais sobre o livro aqui.

Opinião do livro Um Fio de Sangue aqui.

Nota Biográfica & Pessoal

Nota Biográfica
Ann Yeti é o pseudónimo de uma autora portuguesa com raízes australianas. Tem dois livros publicados: a novela Um Fio de Sangue (Dezembro 2018 pela Emporium Editora) e o romance Um Pingo na Água (Março 2020 com a chancela Sell Out do Grupo Narrativa).

Nota Pessoal
“Fui uma criança solitária mas nem por isso menos feliz. Tive por boa companhia muitas leituras e a minha imaginação. Fui, depois, uma adolescente introvertida, embrenhada nos meus pensamentos e nos muitos planos e projetos para a idade adulta. Filha única, de pais separados. Vivi entre dois continentes e viajei o mais que pude entre eles.
Sempre gostei de animais. No decurso das minhas viagens tive experiências maravilhosas: nadei com golfinhos e com peixes coloridos, dei biberão a um elefante, vi leões no seu habitat natural, tive um coala ao colo e uma piton às costas (separadamente, claro). Gosto de todos os animais, até de répteis. Só não gosto de insetos. Admiro as formigas e tolero-as desde que não me entrem em casa; protejo as abelhas porque são uma riqueza natural em risco de extinção no mundo inteiro; deixo as aranhas sossegadas até aos 2cm, depois disso… zás, sapatada (mas fico cheia de remorsos). Fico histérica com besouros e baratas voadoras: corro como se não houvesse nada à frente e, por causa disso, já me ia partindo toda.
Já dobrei o Cabo Bojador (leia-se, os 40). A partir daí, é sempre a velejar para baixo até ao Cabo das Tormentas! Um dia, deixei a vida agitada e exilei-me no Alentejo, longe de tudo, no meio do nada, onde o silêncio pode ser viciante. Troquei os animais exóticos pelos animais autóctones: rolas e perdizes macho a chamar as fêmeas na cumeeira do telhado, pássaros de todos os tamanhos e cores, lebres à sombra no meu recanto de meditação, uma raposa que vem roubar-me o tapete dentro de casa, javalis a restolhar junto das azinheiras próximas.
E a escrita! Essa paixão antiga, esconsa, fragmentada, começou a tomar contornos mais definidos. Digo que sou uma contadora de histórias; o futuro dirá se as minhas histórias têm asas para voar.”

1 comentário :

  1. Obrigada pela crítica sensível. Informo, em primeira mão, que o livro já está disponível na WOOK https://www.wook.pt/livro/um-pingo-na-agua-ann-yeti/23931876

    ResponderEliminar