terça-feira, 14 de junho de 2016

[A minha Opinião] Um novo amanhã


"Será que tenho vivido a vida que estava destinada a viver? O caminho que me trouxe até esta fase da minha vida é claro. Ao olhar para trás, consigo ver cada encruzilhada, cada passo, todas as decisões que me conduziram até aqui. Dou voltas e mais voltas aos mesmos pensamentos e às mesmas dúvidas, como contas de rosário. Haveria alternativa para mim? E será demasiado tarde para mudar de rumo e reviver a minha vida?"

"Nota: Este livro contém um enredo que pode agitar algumas mentes". Esta é a mensagem que está no inicio do livro e é para ser levada a sério.

Terminei a leitura e a minha cabeça está a mil com a história que acabei de ler. É demasiado intensa, retira-nos as forças, obriga-nos a abrir os olhos, faz-nos sentir emoções fortes, leva-nos às lágrimas, faz crescer em nós a revolta. Por várias vezes senti um forte murro no estômago, uma inquietação. Os temas abordados são difíceis, mas a Dorothy Koomson tem aquela estrelinha especial, que trata tão bem as palavras, mesmo as palavras difíceis, que é impossível ficar indiferente.  

O enredo é brilhante. A história contada pela a autora é bem construída e pensada. E as personagens? Que personagens! Nika e Roni são super heroínas que carregam um sofrimento imensurável. Personagens complexas, com tantas nuances de personalidade, que encontram a sua alma gémea na amizade que partilham. Assistimos ao seu crescimento desde a primeira até à última página. Estão constantemente a derrubar barreiras, a lutar contra fantasmas, a lutar para encontrar a paz de espírito porque tanto anseiam, a desejar aquele novo amanhã que tanto sonham desde crianças. A empatia com estas personagens será instantânea, mesmo que por vezes nos apeteça gritar-lhes ou dar-lhes amparo.

Mais uma vez a Dorothy Koomson contruíu um enredo forte, que nos tira da nossa zona de conforto, e nos faz questionar tanta coisa. É um livro para ser digerido com calma. Se forem precisas pausas, façam-nas. Eu mesma as fiz. E mesmo com essas pausas, a história continuava na minha cabeça.

Até agora, depois de terminada a leitura, Nika e Roni continuam bem presentes. A minha alma está inquieta. Pressinto uma forte ressaca literária. Nada mais tenho a dizer-vos senão isto: LEIAM O LIVRO. 5*

2 comentários :