quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Gramática Descomplicada de Sandra Duarte Tavares e Sara de Almeida Leite - Novidade Planeta


Edição/reimpressão: 2015
Páginas: 136
Editor: Editorial Planeta
ISBN: 9789896575960
PVP: 12,95€

Sinopse
Um livro destinado perceber a gramática, não a memorizá-la.
Um livro prático, muito fácil de consultar, que não só ajuda a tirar as dúvidas referentes ao uso correcto da língua portuguesa no dia-a-dia como também explica, de uma maneira didáctica e simples, as principais regras gramaticais. 
Quantas vezes não teve dificuldade em ajudar o seu filho a estudar para um teste de Português ou a resolver um exercício de gramática? Quantas vezes não ficou confuso ao tentar compreender a diferença entre um quantificador e um determinante indefinido, ou entre um complemento indirecto e um oblíquo? Provavelmente muitas... mas decerto não é o único!
Escrito numa linguagem clara e acessível por duas autoras que, além de grandes especialistas, são apaixonadas pela língua portuguesa. 
Este guia procura desmistificar a complexidade da terminologia linguística actual, facilitando a compreensão de conceitos, sem descurar o necessário rigor científico. Não há termo linguístico que não possa ser explicado de forma simples.
Esta Gramática está organizada em três capítulos que, em si, já mostram como o conhecimento da língua pode ser descomplicado: letras e sons; palavras; frases e orações. 
Em cada capítulo são abordados conteúdos previstos nos programas curriculares das disciplinas de Português, tendo em conta o objectivo primordial de criar uma ferramenta de apoio ao estudo.

Sobre as autoras
Sandra Duarte Tavares é doutoranda, mestre e licenciada em Linguística Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É docente no Instituto Superior de Educação e Ciências, em Lisboa. É consultora linguística e colaboradora da RTP em programas radiofónicos de Língua Portuguesa: Jogo da Língua (Antena 1), Pontapés na Gramática (Antena 3) e Consultório Linguístico (RDP Internacional). É autora do guia Aspectos Críticos da Língua Portuguesa e coautora dos livros Assim é que é falar! e Pontapés na Gramática. Com Sara de Almeida Leite, publicou os livros Quem tem medo da Língua Portuguesa? e SOS Língua Portuguesa.

Sara de Almeida Leite é doutoranda em Estudos Portugueses, especialidade de Ensino do Português, mestre em Estudos Anglo-Portugueses e licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Português e Inglês, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É docente no Instituto Superior de Educação e Ciências, em Lisboa. É consultora linguística e colaborou nos programas radiofónicos da RTP Páginas de Português (Antena 2) e Língua de Todos (RDP África). É autora de diversos artigos sobre didáctica da língua e da literatura. Com Sandra Duarte Tavares, publicou os livros Quem Tem Medo da Língua Portuguesa? e SOS Língua Portuguesa.

Sem comentários :

Enviar um comentário