quarta-feira, 2 de julho de 2014

No País da Nuvem Branca [A minha Opinião]


No País da Nuvem Branca, foi um livro que me encheu as medidas. Adorei o nome do livro e a capa inspiradora. "Até onde precisamos de ir para encontrarmos o nosso destino?" É esta a pergunta que este livro fabuloso nos faz. A resposta que vos dou é esta: precisamos de ir até à Nova Zelândia, viajando neste livro de 679 páginas de acontecimentos sem igual.

Confesso que quando iniciei a leitura não esperava uma leitura tão marcante e inesquecível como esta. Este livro é uma epopeia sem igual. Com duas grandes personagens, Gwyneira e Helen, mulheres corajosas que decidem tomar uma decisão arriscada e que coloca em dúvida os seus futuros. São duas mulheres lutadoras mas com personalidades muito diferentes. Gwyneira é uma jovem nobre, impulsiva, apaixonada, sonhadora, que faz valer as suas opiniões e desejos. Helen é uma jovem perceptora, calma, bem educada, elegante, carinhosa, com um sonho de constituir família. O destino destas mulheres irá cruzar-se a caminho da Nova Zelândia. A amizade que nasce e cresce entre as duas mantém-se apesar de todos os obstáculos que aparecem nas suas vidas. 

Sarah Lark é espantosa e ofereceu-me uma história sem igual. Uau! Além da pesquisa que noto que foi feita, para poder presentear o leitor com factos da colonização e expansão da Nova Zelândia, na caracterização e apresentação do povo maori (povo polinésio da Nova Zelândia) também oferece um retrato de época e um retrato social maravilhoso. Senti todo esta atenção também na escrita cuidada e adequada à época narrada, século XIX. Noto todo este cuidado no vocabulário escolhido, na conversação entra as personagens, no traje das personagens, nos cenários descritos, nas regras sociais da época. 

A história contada nestas centenas de páginas deixou-me surpreendida. A imaginação da autora é inesgotável e presenteou-me sempre com muitos e variados acontecimentos. É este ritmo regular da narrativa que me manteve atenta e curiosa durante toda a leitura. A cada virar de página dava por mim a pensar o que viria a seguir. 

Outro aspecto que conquista são as inúmeras personagens que este romance nos apresenta. Todas elas tem espaço na história e são importantes, de alguma forma, nos acontecimentos narrados. 

Deixei-me também conquistar pelas histórias de amor que foram surgindo, umas com finais felizes outras nem por isso, mas, todas elas enriqueceram ainda mais este romance. 

Para mim este é um romance completo, não lhe falta nada, tem todos os componentes para ser inesquecível. Emocionou, encantou, revoltou, surpreendeu, ensinou e marcou sem dúvida alguma.

Espero ter traduzido por palavras o que esta leitura me proporcionou e espero sinceramente cativar mais leitores para esta epopeia. 

A única coisa menos boa que tenho a apontar sobre o livro, o peso louco destas centenas de páginas.

Leiam este livro de Sarah Lark, é fascinante.
Boas leituras!  

Sem comentários :

Enviar um comentário