segunda-feira, 7 de abril de 2014

O Olhar de Sophie [A minha Opinião]


"Mas antes de ires... - disse ele, puxando-me de repente contra o peito e beijando-me, com os lábios colados aos meus e os seus enormes braços a envolverem-me, apertando-me com força contra ele. Eu abracei-o, de olhos bem fechados, a inalá-lo, a absorver-lhe o cheiro, como se pudesse guardar aquele seu rasto durante toda a sua ausência. Foi como se só naquele momento acreditasse que ele se ai mesmo embora."

Fiquei fã de Jojo Moyes quando li, em 2013, o "Viver Depois de Ti", livro que ficou na minha lista de livros favoritos. Depois dessa leitura a expectativa em relação a este seu mais recente livro era grande.  

Jojo Moyes conta-nos a história de duas mulheres, que em diferentes épocas, lutam por aqueles que amam. Um século separa as vidas destas mulheres mas algo de muito forte as une. 

A história inicia-se em Somme, França, em 1916, altura em que a vila é ocupada pelo exército alemão. Acompanhamos a história de Sophie e da sua família durante essa época, as privações porque passam, a separação das pessoas que amam, a brutalidade imposta pelos alemães. São tempos de sofrimento, e acompanhamos a luta de Sophie para salvar o seu marido Édouard de uma morte certa. Por amor Sophie será capaz de tudo. O amor que sente é mais forte que tudo e o desespero leva-a a cometer loucuras e a arriscar tudo o que tem. 

A personagem de Sophie é inspiradora, é uma mulher guerreira, que mesmo com medo segue em frente, luta por aquilo que quer e pelos que ama. É corajosa, é o alicerce da sua família. Jojo Moyes construiu uma personagem que cativa o leitor. 

Um quadro de Sophie, pintado por Édouard, será o fio condutor, que nos levará a Liv Halston. Liv vive em Londres, e na parede do seu quarto tem pendurado o retrato de Sophie. O quadro tem um enorme valor sentimental para Liv, visto ter sido oferecido pelo seu falecido marido David, como prenda de casamento. 
Quando Liv conhece Paul a sua vida irá sofrer uma reviravolta. Irá apaixonar-se pelo homem que luta para que o quadro de Sophie regresse aos seus herdeiros.

Paul é outra personagem marcante do livro. Irá viver uma luta consigo próprio, onde terá de escolher entre a sua profissão e Liv, a mulher que ama.  

Liv lutará pelo quadro de Sophie até não lhe restarem forças, arriscando-se a perder tudo, mas o importante para ela é salvar aquele quadro e tudo o que ele simboliza. 

Durante a narrativa acompanhamos o crescimento de Liv. Esta personagem que ao inicio é apresentada como frágil, solitária, pouco corajosa, sem grandes objectivos para a sua vida, acaba por crescer. Renasce para a paixão, enche-se de coragem e luta por aquilo que acredita, arriscando-se a perder quem ama.

A história foi muito bem construída pela autora, que de forma inteligente uniu duas mulheres, de épocas diferentes, numa mesma luta, a luta por aquilo que amam. O quadro de Sophie é a materialização dessa ligação entre estas duas mulheres. 

Depois de ler este livro, olharei para os quadros de maneira diferente. Esta história dá-nos uma perspectiva diferente de olhar um quadro, um quadro que mais do que eternizar um momento, também nos conta uma história de vida ou de muitas vidas, de sentimentos, de paixões, de guerras, de paz. 

É sem dúvida uma leitura apaixonante, cheia de surpresas e reviravoltas. A mensagem que fica é a de lutarmos por aquilo que amamos até não restarem forças. 

Uma leitura que sem dúvida vos recomendo. Para quem não conhece Jojo Moyes, deixem-se surpreender. 

Boas leituras! 


Sem comentários :

Enviar um comentário