sexta-feira, 6 de julho de 2012

Livrolândia – a terra dos livros [A minha Opinião]



“Olho Primordial, santificada seja a vossa retina, venha a nós a direcção do vosso olhar, assim aqui como na imensidão do teu olhar, Flocos de tinta nos dai hoje, perdoai as nossas escritas ofensivas, assim como nós perdoamos a quem nos escreve ofensivamente, não nos deixeis cair em paralisação e livrai-nos de não ser lidos.” (Página 43)

São 157 páginas de pura imaginação e muita criatividade!

Adorei a forma como o escritor Rui Carreto deu vida aos livros e a todos os ambientes envolventes (biblioteca, alfarrabista, feira do livro).

A personificação destes objectos tão queridos do leitor foi muito bem construída. É nos dado a conhecer o mundo dos livros, a Livropólis, que ganha vida, todas as noites à meia noite. Os livros ganham vida, mobilidade e a capacidade de ver, ouvir, cheirar, tocar e degustar, características bem conhecidas dos humanos.

Aqui as personagens principais são os nossos livros. Livros bem conhecidos de autores ilustres. Personagens como “O Principezinho”, “Fernão Capelo Gaivota, “Alice no País das Maravilhas” e “O Papalagui”. Estes quatro personagens vão partir numa aventura arriscada e irão cruzar-se com outros livros como “O Conde de Monte Cristo”, “Odisseia”, “O Senhor do Anéis”, “Os Três Mosqueteiros” e “A Divina Comédia”.

Como diz Vitor Quelhas (crítico literário do Jornal Expresso), “Esta é uma obra surpreendente, pois constitui-se como uma metáfora do mundo dos livros e da própria escrita…”

É um livro que aconselho a pequenos e a graúdos. Depois desta leitura fica a vontade de ler ou reler alguns dos títulos mencionados.

Fica deste livro uma excelente mensagem, nunca deixar de acreditar mesmo que todos te digam que é ilusão. No final o esforço acaba por ser recompensado.

Um pequeno livro que aconselho a leitura.

Boas leituras!

1 comentário :

  1. Estamos desertas para ler. Obrigada pela opinião Isa... ainda ficamos mais curiosas!!!! :) e livrai-os mesmo de não ser lidos!!! :D

    ResponderEliminar