quarta-feira, 9 de setembro de 2020

O Último Comboio para a Liberdade, de Meg Waite Clayton - Novidade HarperCollins

 

O Último Comboio para a Liberdade, de Meg Waite Clayton - Novidade HarperCollins

Sinopse
O Último Comboio para a Liberdade é um livro de ficção sobre a operação humanitária Kindertransport, que consistiu no transporte, durante um ano, entre 1938 e setembro de 1939 (início da Segunda Guerra), de cerca dez mil crianças judias, sem acompanhamento dos seus parentes, para o Reino Unido, pondo-as a salvo das ações anti-semitas nazis.  As crianças foram colocadas em famílias de acolhimento inglesas, pensões e quintas. No romance, este episódio histórico é contado a partir de várias perspectivas, incluindo a de três crianças salvas pela Kindertransport.
Stephan e Walter Neuman são judeus não-praticantes, irmãos e herdeiros da fábrica de chocolate do seu pai em Viena. Stephan torna-se amigo de Žofie-Helene, uma miúda apaixonada por matemática, não-judia e cuja mãe é jornalista política. Os pais destas três crianças farão tudo para as colocarem em segurança longe das garras nazis.
Outra perspectiva importante em O Último Comboio para a Liberdade é a da heroína da vida real, Geertruida Wijsmuller, carinhosamente apelidada Tia Truss, uma corajosa holandesa que foi uma das figuras-chave da Kindertransport.

Sobre a autora
O Último Comboio para a Liberdade é o sétimo livro de Meg Waite Clayton, cujas muitas obras anteriores entraram nas listas dos mais vendidos do The New York Times, Los Angeles Times, The Washington Post, The San Francisco Chronicle e Forbes. Licenciou-se em Direito na Universidade de Michigan e escreveu para a rádio pública norte-americana, geralmente sobre os desafios que as mulheres têm de enfrentar.

Sem comentários :

Enviar um comentário