quarta-feira, 15 de abril de 2020

9 dicas simples para estimular a leitura

9 dicas simples para estimular a leitura


Hoje irei partilhar convosco algumas dicas de como ler mais. 
Numa altura que estamos muito tempo em casa, e que a concentração para as leituras parece fugir, algumas das seguintes sugestões poderão ajudar. Não quer dizer que todas elas funcionem convosco. Têm de encontrar as que melhor se adequam a vocês. Afinal somos todos leitores diferentes. 

1 - Fixar uma meta de leitura diária
Estipulem um número de páginas diárias de leitura e tentem cumprir essa meta. Fixem por exemplo o objectivo das 30 páginas diárias. Na maioria dos dias irão conseguir ler o que estipularam. Desta forma temos um incentivo extra para ler e lemos mais. Comigo resulta. Experimentem!

2 - Escolher uma hora de leitura
Durante o dia dediquem algum tempo exclusivo à leitura. Vejam as horas do vosso dia que são mais indicadas para estar calmamente a ler. Eu tento tirar sempre uma ou duas horas durante a tarde, e leio sempre todos os dias antes de ir dormir. Nessas horas não há distracções, só concentração absoluta na leitura. 

3 - Dedicar menos tempo às redes sociais
É sabido que passamos muito tempo nas redes sociais. Para ler mais podemos cortar no tempo que passamos online e substituir esse tempo pela leitura. Vão ver que 10, 15, 20 ou 30 minutos fazem toda a diferença.

4 - Desligar o telemóvel ou as notificações
Quando estiverem a ler, não se deixem distrair pelo telemóvel. Desliguem, deixem longe de vocês ou então desliguem as notificações. Assim não caem na tentação de andar sempre a agarrar no telemóvel. Desta forma conseguem concentrar-se totalmente na leitura que estão a fazer.

5 - Lugar confortável para ler
Parece uma dica banal, mas acho que influencia muito na leitura. Procurem aquele cantinho, na vossa casa, que vos proporciona conforto. Quando estamos confortáveis e tranquilos a leitura rende muito mais. 

6 - Ler o que se gosta
Facilita bastante quando já sabemos qual o género literário pelo qual somos apaixonados. Quando assim é, torna-se muito mais fácil as leituras fluírem. Numa altura em que a concentração não está em alta, ajuda lermos o que gostamos. Não vale a pena forçar leituras.

7 - Participar em leituras conjuntas
Quando temos a companhia de mais leitores a ler o mesmo livro que nós, é um incentivo para lermos todos os dias. A troca de ideias sobre o livro, a história e as personagens, anima sempre a leitura. Caso queiram participar em leituras conjuntas, o Clube de Leitura Manta de Histórias, organiza todos os meses, pelo menos uma. 

8 - Utilizar o Goodreads
Goodreads é uma ferramenta fantástica. Além de estabelecermos no início do ano uma meta de leitura, possibilita também o acompanhamento diário das nossas leituras. Gosto sempre de ir lendo e acompanhando a percentagem de leitura feita.

8 - Diário ou registo de leituras
Para quem não gosta muito das novas tecnologias, o tradicional método de registar leituras num caderno ou agenda, poderá ajudar a ler mais. Quando não mantemos um registo de leituras, facilmente nos poderemos esquecer do que já lemos. É vantajoso apontarmos as leituras, também como uma forma de incentivo. Poderemos pensar que estamos a ler pouco e afinal, ao consultar os registos, ficarmos surpreendidos com o número de leituras feitas.

9 - Participar em desafios de leitura
Muitos poderão achar os desafios de leitura uma forma que impossibilita a liberdade de leituras. Eu acho que podemos ter sempre liberdade de ler o que quisermos. Os desafios são apenas uma forma divertida de organizar e pensar as leituras. O desafio de leitura aqui da Manta de Histórias é uma boa sugestão. É uma excelente oportunidade para ir lendo os livros, que já estão há muito tempo na estante, à espera de vez.

Partilhem comigo as vossas dicas de leitura. Digam-me se são iguais às minhas ou diferentes. Contem-me que estratégias utilizam para ler mais. 
Boas leituras!  

9 comentários :

  1. Eu leio sempre antes de ir dormir e de facto o Goodreads ajudou-me, porque adoro atualizar as páginas xD

    ResponderEliminar
  2. Levar sempre um livro na bolsa e aproveitar os "tempos mortos" fora de casa para ler mais umas páginas!

    ResponderEliminar
  3. Hora sagrada: antes de dormir
    Os desafios ajudam mas podem ser fonte de stress 😜😜
    O Goodreads é bom para gerir os livros, eu comprava imensos repetidos, pois mudam a edição e eu de mts não me lembro do nome só do autor, qd leio a primeira pág vejo que já li 😅😅😅, agr vejo a data de edição e na dúvida ainda consulto o Goodreads pois mts xs com mudança de editora o ano de edição tb muda,
    Alexandra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alexandra, também leio muito antes de dormir. Os desafios, terá de vê-los como um incentivo e não um stress. São bons para resgatarmos livros que estão há muito tempo na estante. No próximo ano participe no desafio de leitura aqui do blogue. Experimente, pode mudar de ideias. Obrigada pelo comentário.

      Eliminar
  4. Boas dicas, à muito que as sigo, só não tenho uma hora fixa para ler, eu sou muito rigorosa comigo,se fixasse uma hora entrava em stress se não conseguisse cumprir,para mim os desafios são muito importantes porque além de nos fazer ler tiram-nos da zona de conforto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fátima, as dicas depois têm de se ir adaptando aos hábitos de cada um e ao que melhor funciona. Eu sou muito de ler à noite. Durante o dia, às vezes consigo tempo outras vezes não. O desafio, aqui do blogue, tenho gostado de fazer. É um incentivo extra a ler outras coisas e a ler mais.

      Eliminar
  5. Boas dicas, Isabel. Eu cumpro algumas. Leio todos os dias... se não conseguir durante o dia, antes de dormir é certo, porque faço-o diariamente. Também ando (andava) sempre acompanhada de um livro...Há quem diga que não lê por falta de tempo, eu direi que é mais por falta de vontade ou, por vezes, por má gestão do mesmo.
    Boas Leituras, Isabel.

    ResponderEliminar