quinta-feira, 21 de março de 2019

2 Novidades Topseller de leitura obrigatória


Sinopse
Haruko e Margot não se conhecem. Vivem em pontos distantes dos EUA e nenhuma das duas tem qualquer culpa de os seus países de origem estarem em guerra com aquele onde agora vivem. A família de Haruko é japonesa. A família de Margot é alemã.

Estamos em 1944. A Segunda Guerra Mundial está no seu auge e estende-se a quase todos os continentes e mares, combate-se tanto na Europa como no Pacífico. À semelhança de outras famílias refugiadas, também as de Haruko e Margot são forçadas a recomeçar as suas vidas num campo do Texas, onde os acusados de conspirar contra a América são «convidados» a residir.

Com as suas vidas a colapsar, Haruko e Margot encontram conforto uma na outra, e depositam toda a esperança na sua amizade secreta.

Mas será que ali, numa prisão que se suspeita repleta de espiões, ainda é possível encontrar a felicidade?

Uma história delicada, mas poderosa. A prova de que a família, a amizade e o amor mantêm a sua importância vital até nos piores momentos.

Autora vencedora do Edgar Award for Best Young Adult, Best Book for Teens (New York Public Library), Best Young Adult Book (Booklist), entre outros prémios.


Sinopse
«Eu tinha 12 anos quando o casaco foi feito. Nathan, o nosso alfaiate e querido amigo, começou a costurá-lo para o meu avô na primeira semana de março de 1938. Esse foi o último ano de liberdade para Varsóvia e para todos nós.»

Quando a Polónia é ocupada pelos nazis, os judeus são escorraçados para um gueto imundo e insalubre, aguardando um destino terrível. Entre eles está o jovem Mika, que, depois da morte do avô, herda o seu casaco, descobrindo nos bolsos secretos um grande tesouro: um fantoche. Apesar de ser apenas um simples fantoche de um príncipe, transforma-se para Mika num símbolo de esperança. Inspirado pelo projeto que o avô começara, o rapaz cria uma trupe de fantoches para animar as crianças do gueto.

Aos poucos, a sua fama espalha-se por entre todos os que procuram um pouco de cor e alegria entre a morte e a cinza. Até que, certo dia, o talento de Mika é descoberto por um oficial alemão, que leva o rapaz para entreter os mesmos soldados que perseguem e matam os seus amigos e familiares. Mas, se quer sobreviver, a única alternativa de Mika será tentar agradar ao seu inimigo.

Um relato dos dois lados de uma guerra cruel e uma viagem épica sobre sobrevivência, que atravessa continentes e gerações, desde Varsóvia até aos gulags da Sibéria.

De que forma se pode alimentar a esperança em tempos tão negros?

Mais informações sobre os livros aqui

Sem comentários :

Enviar um comentário