quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Diagnóstico: positivo. Um romance de luto - Guerra e Paz Editores


Como o Musgo na Pedra
Daniel Simon
15x23
152 páginas
14,50 €
Ficção/Romance
Nas livrarias a 21 de Outubro
Guerra e Paz Editores

Sinopse
Em todas as vidas há um hiato. 
A vida do autor parou numa terça-feira como as outras, com um diagnóstico. Quando a vida pára, o mundo divide­-se entre os cépticos, que acreditam no acaso, e os que acre­ditam que os acontecimentos detêm um segredo profundo. Procurar esse segredo não é tarefa fácil. Implica silêncio, um ritmo lento e viajar pela Perda. É um trabalho de me­mória, de regresso à infância e à nossa história, que passa por livros, objectos, músicas e espaços. Confrontar a vida. Como ela foi. Como nós gostaríamos que ela tivesse sido. A vida, agora.
Escrevo: quatro meses depois. Como se houvesse um momento-marco, um instante zero evidente. Na realidade, as nossas vidas estão cheias de instan­tes zero, de rupturas, este é só o ins­tante zero mais recente. Sublimamos as outras rupturas, mas, às vezes, numa fracção de segundo, elas emer­gem. Visitar a Perda é reviver todas as visitas anteriores. É inevitável. Pensa­mos que sofremos de coisas diferen­tes de cada vez, mas é sempre o mesmo sofrimento que visitamos. De modo que escrevo: quatro meses depois. Depois de tudo.

Daniel Simon (Portugal, 1979) viaja, lê e escreve. Interessa-se, em particular, pela Ásia e pelo Médio Oriente. Tem timings estranhos. Gosta de silêncio, de pedras, de mar, de montanha, de gatos e de paisagens e templos desertos.

Sem comentários :

Enviar um comentário